O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para colmatar este encerramento.
“Face às dificuldades para fazer a escala [de profissionais de saúde no Garcia de Orta], esta é a solução que, tecnicamente, foi estudada como a mais adequada e estável”, afirmou esta quarta-feira Marta Temido, que falava numa conferência de imprensa, no Ministério da Saúde, em Lisboa.
Na altura, explicou que vai ser alargamento o horário das unidades de saúde da Amora, no Seixal, e da Rainha Dona Leonor, em Almada, para dar resposta ao encerramento da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, que se concretiza a partir de segunda-feira.
De acordo com a ministra, estas duas unidades de saúde vão passar a funcionar das 08:00 às 00:00, nos dias de semana, e das 10:00 às 22:00, no fim de semana.
Fora das horas de funcionamento destas duas unidades de saúde, os utentes devem utilizar a Linha Saúde 24, através do 808 24 24 24, para que, em caso de situações urgentes, os doentes sejam socorridos pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que deve assegurar o encaminhamento para outros hospitais.
Reconhecendo que “não é uma solução ideal, porque é de contingência”, a governante considerou que a resposta encontrada é a que garante “mais segurança” para os utentes.
Na sexta-feira, a Comissão de Utentes do Seixal avançou que a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, ia começar a encerrar todas as noites, a partir de segunda-feira e durante seis meses.
Nessa altura, a ministra da Saúde disse que o encerramento todas as noites da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, “é uma hipótese que está ainda em estudo”.
// Lusa
Mais Impostos, menos serviços.
VIVA a república XUXALISTA.
Para quando o encerramento de todos os hospitais? Este é o formato encontrado pela direita e esquerda que no fundo são iguaizinhos apenas mudam as moscas.
A trampa e a mesma as varejeiras e que mudam.
Nao haverá por perto desse hospital uma clinica pediatrica de amigos do governo?
Onde estão agora os defensores do povo ?
No tempo do outro SENHOR , já lá estavam o PCP , BE e companhia no seu alarido habitual .
Agora ninguém os houve .
O que mais uma vez prova que querem é poleiro .
E digam lá que não vamos no bom caminho! Segurança, saúde e educação entregues à bicharada!