A Microsoft Japão realizou uma experiência, durante o verão, em que todos os funcionários trabalharam apenas quatro dias por semana. Resultado? A produtividade aumentou quase 40%.
No Japão, o excesso de trabalho é uma realidade há muito conhecida, com consequências para a população nipónica que vão para lá do cansaço, do stress e da depressão, acabando mesmo no suicídio (“karoshi“ em japonês).
Por isso, avança a CNN, a Microsoft decidiu fazer uma experiência neste país e decidiu acompanhar aquilo que já é uma tendência entre empresas mais pequenas: uma semana de trabalho de apenas quatro dias.
A empresa introduziu um programa, durante o verão, chamado “Work Life Choice Challenge”, que, para além de encerrar os escritórios às sexta-feiras durante o mês de agosto, deu a todos os funcionários um dia extra de folga todas as semanas.
Os resultados foram promissores. De acordo com um comunicado da empresa, emitido na semana passada, apesar de terem começado a passar menos tempo no trabalho, a produtividade dos funcionários aumentou quase 40% relativamente ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, os responsáveis da Microsoft encorajaram os trabalhadores a passar menos tempo em reuniões — sugerindo que estas não deveriam ter mais de 30 minutos — e a responder a e-mails.
Mais de 90% dos cerca de 2.280 empregados da companhia no Japão admitiram depois terem sentido o impacto das novas medidas. Como também fechava mais cedo, a empresa também foi capaz de poupar noutros recursos como, por exemplo, na eletricidade.
A gigante tecnológica, por sua vez, considera que a experiência correu tão bem que a está a planear realizar uma nova experiência ainda este ano. A multinacional irá pedir aos trabalhadores que sugiram outras medidas para melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e a eficiência, bem como pedir a outras empresas que se juntem a esta iniciativa.
a semana de 2 dias aumentaria a produção em 150%
O que aumenta a produção é a reaórganizãcao das políticas sobre reuniões e e-mails.
Eu perco mais de 50% do dia em reuniões desnecessárias, tudo porque quem as marcas não faz ideia do que necessita, á politico do “Cover your a**” e para se descartar de responsabilidades convidam todos os que se lembram, e então estamos 20 marmanjos numa reunião onde estão especialistas e leigos na matéria (que muitas vezes nem envolvidos no processo estão) que querem parecer importantes e fazem as perguntas mais parvas só para falarem e tomarem apontamentos e parecerem com atenção.
Como não sabemos ao que vamos, acabamos por perder o tempo em reunião em vez de realmente produzir.
Agora se isto se aplica a todo o funcionário sem alteração das políticas o que vai acontecer é uma redução de 20%