Microsoft testou semana de trabalho de quatro dias no Japão. Produtividade aumentou 40%

A Microsoft Japão realizou uma experiência, durante o verão, em que todos os funcionários trabalharam apenas quatro dias por semana. Resultado? A produtividade aumentou quase 40%.

No Japão, o excesso de trabalho é uma realidade há muito conhecida, com consequências para a população nipónica que vão para lá do cansaço, do stress e da depressão, acabando mesmo no suicídio (“karoshi em japonês).

Por isso, avança a CNN, a Microsoft decidiu fazer uma experiência neste país e decidiu acompanhar aquilo que já é uma tendência entre empresas mais pequenas: uma semana de trabalho de apenas quatro dias.

A empresa introduziu um programa, durante o verão, chamado “Work Life Choice Challenge”, que, para além de encerrar os escritórios às sexta-feiras durante o mês de agosto, deu a todos os funcionários um dia extra de folga todas as semanas.

Os resultados foram promissores. De acordo com um comunicado da empresa, emitido na semana passada, apesar de terem começado a passar menos tempo no trabalho, a produtividade dos funcionários aumentou quase 40% relativamente ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, os responsáveis da Microsoft encorajaram os trabalhadores a passar menos tempo em reuniões — sugerindo que estas não deveriam ter mais de 30 minutos — e a responder a e-mails.

Mais de 90% dos cerca de 2.280 empregados da companhia no Japão admitiram depois terem sentido o impacto das novas medidas. Como também fechava mais cedo, a empresa também foi capaz de poupar noutros recursos como, por exemplo, na eletricidade.

A gigante tecnológica, por sua vez, considera que a experiência correu tão bem que a está a planear realizar uma nova experiência ainda este ano. A multinacional irá pedir aos trabalhadores que sugiram outras medidas para melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e a eficiência, bem como pedir a outras empresas que se juntem a esta iniciativa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O que aumenta a produção é a reaórganizãcao das políticas sobre reuniões e e-mails.
    Eu perco mais de 50% do dia em reuniões desnecessárias, tudo porque quem as marcas não faz ideia do que necessita, á politico do “Cover your a**” e para se descartar de responsabilidades convidam todos os que se lembram, e então estamos 20 marmanjos numa reunião onde estão especialistas e leigos na matéria (que muitas vezes nem envolvidos no processo estão) que querem parecer importantes e fazem as perguntas mais parvas só para falarem e tomarem apontamentos e parecerem com atenção.
    Como não sabemos ao que vamos, acabamos por perder o tempo em reunião em vez de realmente produzir.

    Agora se isto se aplica a todo o funcionário sem alteração das políticas o que vai acontecer é uma redução de 20%

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …