Microsoft testou semana de trabalho de quatro dias no Japão. Produtividade aumentou 40%

A Microsoft Japão realizou uma experiência, durante o verão, em que todos os funcionários trabalharam apenas quatro dias por semana. Resultado? A produtividade aumentou quase 40%.

No Japão, o excesso de trabalho é uma realidade há muito conhecida, com consequências para a população nipónica que vão para lá do cansaço, do stress e da depressão, acabando mesmo no suicídio (“karoshi em japonês).

Por isso, avança a CNN, a Microsoft decidiu fazer uma experiência neste país e decidiu acompanhar aquilo que já é uma tendência entre empresas mais pequenas: uma semana de trabalho de apenas quatro dias.

A empresa introduziu um programa, durante o verão, chamado “Work Life Choice Challenge”, que, para além de encerrar os escritórios às sexta-feiras durante o mês de agosto, deu a todos os funcionários um dia extra de folga todas as semanas.

Os resultados foram promissores. De acordo com um comunicado da empresa, emitido na semana passada, apesar de terem começado a passar menos tempo no trabalho, a produtividade dos funcionários aumentou quase 40% relativamente ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, os responsáveis da Microsoft encorajaram os trabalhadores a passar menos tempo em reuniões — sugerindo que estas não deveriam ter mais de 30 minutos — e a responder a e-mails.

Mais de 90% dos cerca de 2.280 empregados da companhia no Japão admitiram depois terem sentido o impacto das novas medidas. Como também fechava mais cedo, a empresa também foi capaz de poupar noutros recursos como, por exemplo, na eletricidade.

A gigante tecnológica, por sua vez, considera que a experiência correu tão bem que a está a planear realizar uma nova experiência ainda este ano. A multinacional irá pedir aos trabalhadores que sugiram outras medidas para melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e a eficiência, bem como pedir a outras empresas que se juntem a esta iniciativa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O que aumenta a produção é a reaórganizãcao das políticas sobre reuniões e e-mails.
    Eu perco mais de 50% do dia em reuniões desnecessárias, tudo porque quem as marcas não faz ideia do que necessita, á politico do “Cover your a**” e para se descartar de responsabilidades convidam todos os que se lembram, e então estamos 20 marmanjos numa reunião onde estão especialistas e leigos na matéria (que muitas vezes nem envolvidos no processo estão) que querem parecer importantes e fazem as perguntas mais parvas só para falarem e tomarem apontamentos e parecerem com atenção.
    Como não sabemos ao que vamos, acabamos por perder o tempo em reunião em vez de realmente produzir.

    Agora se isto se aplica a todo o funcionário sem alteração das políticas o que vai acontecer é uma redução de 20%

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …