/

Cabras ajudaram a salvar biblioteca de Reagan dos incêndios na Califórnia

1

Um rebanho de 500 cabras ajudou a salvar a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan dos recentes incêndios na Califórnia, nos Estados Unidos.

Na quarta-feira, um novo incêndio florestal no sul da Califórnia forçou a evacuação da Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, Presidente dos Estados Unidos entre 1981 e 1989, e ameaçou 6.500 casas.

Segundo a BBC, um dos fatores que pode ter prevenido que as chamas alcançassem o edifício deveu-se a um rebanho de cabras que, em maio, foram “contratadas” para comerem uma área de pasto (material altamente inflamável) que se encontrava à volta do complexo.

As cabras comeram o mato, criando uma barreira contra o avanço do fogo. Essa área “livre” das chamas deu aos bombeiros mais tempo para reagir aos incêndios.

As cabras foram contratadas a uma empresa local — a 805 Goats — para limpar cerca de 52 mil metros quadrados de área.

Os animais ajudaram a salvar algumas exposições hospedadas na biblioteca, incluindo uma peça do Air Force One (avião Presidencial dos EUA) e um pedaço do Muro de Berlim.

De acordo com a emissora britânica, entre as cabras havia o Vincent van Goat, a Selena Goatmez e o Goatzart, numa brincadeira que junta a palavra “goat” (cabra ou bode em Inglês) com os nomes dos artistas Vincent Van Gogh, Selena Gomez e Mozart.

Há mais de uma semana que uma onda de incêndios atinge a Califórnia. Há alguns dias, o fogo chegou a Los Angeles, o que causou a evacuação de centenas de prédios e o corte de energia elétrica como medidas de segurança.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, já declarou o estado de emergência e anunciou um programa de 75 milhões de dólares (cerca de 67 milhões de euros) com vista a diminuir o impacto dos cortes de eletricidade e prevenir novos incêndios.

Outra grande instituição do sul da Califórnia — o Museu Getty, em Los Angeles — também foi protegido graças ao trabalho de limpeza realizado pelos funcionários.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.