O Infarmed prevê que, na segunda-feira, chegue da Holanda uma vacina que abrange uma estirpe de meningite cuja circulação tem aumentado, que não está incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV) e esgotou nas farmácias.
Segundo o Jornal de Notícias, o aumento dos casos de meningite W fez com que os pediatras começassem a aconselhar os pais a vacinarem os filhos com a vacina conjugada ACWY, que não está incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV) e que custa 50 euros.
O JN escreve ainda que com o aumento da procura a vacina esgotou e, questionada pelo jornal, a Direção-Geral da Saúde informou que este ano se registaram oito casos do serogrupo W, contra os cinco casos do ano passado e um único em 2016. Acrescentou que a maioria dos casos registados ocorreu em adultos.
Questionado pela Lusa, o Infarmed reconhece que este ano observou “um aumento da procura da vacina Nimenrix na sequência de um aumento do número de casos de doença meningocócica infantil, que praticamente duplicou o seu consumo face ao ano anterior”.
Diz também que conseguiu reforçar o abastecimento, “cuja distribuição rapidamente se escoou no prazo de uma semana, causando nova situação de previsão de rutura”.
“Esta situação está de momento a afetar todos os países onde a vacina se encontra comercializada, não obstante, está a ser emitida pelo Infarmed uma Autorização de Utilização Excecional (QUE) para a vacina, que virá excecionalmente da Holanda, o único país onde foi ainda possível adquiri-la”, esclarece.
Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, a partir de segunda-feira a vacina já deverá estar novamente disponível.
Em declarações aos jornalistas, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, deixou uma mensagem de “tranquilidade para os portugueses”, sublinhando que a situação dos casos de meningite está sempre a ser acompanhada e que não há qualquer rutura no fornecimento da vacina que protege do serotipo W da meningite, mas apenas uma interrupção de fornecimento, que será reposto em breve.
Questionada pela Lusa, Graça Freitas explicou que a agressividade do serotipo W é idêntica ao do serotipo C, para o qual existe uma vacina no PNV, e destaca que esta vacina contra a meningite W apenas é recomendada a quem viaja para a Arábia Saudita e para algumas zonas de África.
ZAP // Lusa
É a vacina recomendada a tolos para fazer subir os lucros dos habituais, nada de novo.