/

Sophie Wilmès vai ser a primeira mulher a liderar o governo belga

1

A ministra do Orçamento belga, Sophie Wilmès, uma liberal francófona de 44 anos, foi nomeada este domingo pelo rei primeira-ministra interina, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo na Bélgica.

Sophie Wilmès vai suceder a Charles Michel e a sua nomeação foi anunciada após ter sido recebida pelo rei Philippe. Wilmès será substituída na pasta do Orçamento pelo deputado do Movimento Reformista David Clarinval.

A Bélgica está sem um governo em plenas funções desde dezembro de 2018. As negociações para formar uma nova coligação governamental registaram poucos avanços após as legislativas de 26 de maio.

Entre 2010 e 2011, o país esteve um período de 541 dias sem um governo em exercício, um recorde.

Charles Michel, de 43 anos, chefiava o governo desde 2014. Foi escolhido em julho pelos dirigentes da União Europeia para suceder a Donald Tusk como presidente do Conselho Europeu, cargo que deve ocupar a partir de 1 de dezembro.

O primeiro-ministro belga anunciou a demissão, no parlamento, depois de ter sido ignorado o seu apelo para que ministros nacionalistas flamengos renunciassem aos pedidos de demissão que apresentaram.

Em dezembro, os ministros do maior partido da coligação demitiram-se pelo apoio de Michel ao pacto global da Organização das Nações Unidas para as migrações, adotado no passado dia 10 na cidade marroquina de Marraquexe.

Charles Michel, de 42 anos, assumiu o cargo em outubro de 2014, após formar uma coligação de direita, tornando-se no 38º mais jovem primeiro-ministro do país desde 1841. O primeiro-ministro já tinha defendido o pacto de migração de Marraquexe, dizendo que apresentava uma “oportunidade para uma melhor cooperação europeia e internacional”.

ZAP // Lusa

 

1 Comment

  1. De facto, a Sra. Wilmès (membro de um pequeno partido francofono) é 1ª Ministra da Bélgica mas não sabe falar a língua de 60% da população que produz 70% do PIB. Assim funciona a democracia belga.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.