Um foguetão russo “Proton-M”, que transportava um satélite de fabrico europeu, caiu pouco depois do lançamento, naquele que é o mais recente incidente a atingir a indústria espacial russa.
Segundo fontes oficiais, o mecanismo de controlo do foguetão falhou 545 segundos depois do lançamento a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
A televisão estatal transmitiu imagens do foguetão e do satélite de comunicações Express-AM4P, que se incendiaram nas camadas superiores da atmosfera sobre o Oceano Pacífico.
A agência espacial russa – a Roscosmos – indicou ter formado uma comissão especial para “analisar as informações telemétricas e apurar as razões para a situação de emergência”.
Segundo o Channel One, o satélite – construído pela Astrium, do grupo europeu Airbus – tinha como missão fazer chegar Internet a territórios russos remotos com fraco acesso às comunicações.
O anterior chefe da Roscosmos, Vladimir Popovkin, foi demitido em outubro do ano passado, ao fim de menos de dois anos no cargo, por causa de uma série de lançamentos fracassados e outros incidentes que embaraçaram a indústria espacial russa.
O novo líder da agência, Oleg Ostapenko, foi incumbido, pelo Presidente russo, Vladimir Putin, de reestruturar todo o setor, com a ajuda de um financiamento extra de milhares de milhões.
/Lusa