/

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Matthew Straubmuller / Flickr

Cidade do Panamá, no Panamá

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia.

Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros para os territórios que constavam das listas de paraísos fiscais problemáticos da União Europeia, avança o Jornal de Negócios esta segunda-feira.

Das 41 jurisdições sinalizadas pela União Europeia, Portugal recorreu a 16. Quatro estão na “lista negra”, ou seja, são considerados Estados não cooperantes – Belize, Omã, Trinidad e Tobago e Vanuatu. Segundo o Negócios, foram transferidos 11,5 milhões de euros para estas nações.

As restantes jurisdições – da dita “lista cinzenta” – receberam 660 milhões de euros. Neste grupo constam, por exemplo, as Bahamas, Cabo Verde e os Barbados. Só estes três territórios receberam 566 milhões de euros.

Os números integram as estatísticas sobre as transferências para offshores em 2018, divulgadas pela Autoridade Tributária com base nos montantes comunicado pelos bancos ao Fisco.

Na semana passada, os ministros das Finanças da União Europeia decidiram retirar dois territórios – os Emirados Árabes Unidos e as ilhas Marshall – da “lista negra” e outros cinco – Albânia, Suíça, Costa Rica, Sérvia e as ilhas Maurícias – da “lista cinzenta”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.