//

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020.

“Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita em menos de seis meses”, anunciou o empresário, de acordo com a Visão.

Elon Musk fundou a SpaceX com o objetivo de facilitar a colonização de Marte, já que acredita que a sobrevivência do ser humano depende da exploração de outros planetas.

A nave espacial Starship será fundamental para a concretização dos seus intentos. É tão poderosa como o foguetão Saturn 5, que levou os astronautas da agência espacial americana (NASA) à lua há 50 anos. No entanto, ao contrário da Apollo, a Starship é totalmente reutilizável.

De acordo com os cientistas da SpaceX, a versão de transporte da carga da Starship poderá estar operacional em 2021, mas o CEO da empresa acredita que o prazo poderá ser antecipado já para o próximo ano. Musk acredita mesmo que poderá ser possível transportar os primeiros passageiros para o espaço em 2020.

Perante o anúncio de Musk, o administrador da agência espacial americana, Jim Bridenstine, lembrou a SpaceX do atraso no desenvolvimento da cápsula Crew Dragon, que deverá transportar astronautas da NASA até à Estação Espacial Internacional.

A relação entre ambas as organizações tem-se estado tensa. A SpaceX queixa-se dos procedimentos que considera demasiados meticulosos da NASA, enquanto a agência teme que a obsessão com Marte distraia a empresa dos seus demais compromissos.

Musk garantiu que se não fossem as verificações da NASA poderiam entrar em órbita muito mais cedo. O administrador da agência espacial americana duvida dos prazos estabelecidos pelo empresário e afirmou não estar disposto a facilitar os processos de verificação, o que levaria a riscos desnecessário.

Os contínuos atrasos da SpaceX e da Boeing – outra das empresas contratadas pela NASA para a construção de naves de transporte – implica que a agência americana continue dependente dos russos para conseguir chegar à Estação Espacial Internacional.

No passado, Musk chegou a afirmar que a Tesla seria capaz de desenvolver automóveis totalmente autónomos até 2017 – o que ainda não aconteceu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.