/

Icebergue gigante separa-se da Antártida. É duas vezes maior do que a ilha da Madeira

Copernicus EU / StefLhermitte / Twitter

Um icebergue gigante, o D28, separou-se da plataforma de gelo Amery, na Antártida

Um icebergue com 1582 quilómetros quadrados, mais de duas vezes o tamanho da ilha da Madeira (741 quilómetros quadrados), separou-se da plataforma de gelo Amery, na Antártida.

Um icebergue gigante, batizado de D28, separou-se da plataforma de gelo Amery, na Antártida. Este é o maior icebergue em 50 anos e obriga a monitorização constante, já que pode tornar-se um risco se alcançar as rotas de transporte marítimo.

https://twitter.com/CopernicusEU/status/1178717125210497025

Como explica o Diário de Notícias, as plataformas de gelo, como a Amery, são massas de gelo flutuantes que são como uma extensão dos glaciares que fluem da terra para o mar.

Há quase 20 anos que os cientistas monitorizam o “dente a abanar“, uma secção da plataforma de gelo assim conhecida por estar prestes a separar-se. No entanto, foi de uma vizinha que o D28 acabou por se soltar.

À BBC, Helen Amanda Fricker, professora do Instituto Scripps de Oceanografia dos Estados Unidos, disse que “é um molar comparado com um dente de leite”.

“Nós previmos que um grande icebergue se iria soltar entre 2010 e 2015. Estou contente por ver este desprendimento depois de tantos anos. Sabíamos que iria acontecer, mas para nos manter atentos, não foi exatamente onde esperávamos”, acrescentou.

Os cientistas não acreditam que este acontecimento esteja ligado às alterações climáticas. Este fenómeno é parte normal do ciclo de vida das plataformas de gelo a cada 60 ou 70 anos. Aliás, o último grande icebergue a soltar da plataforma Amery, em 1963 ou 1964, tinha 9000 quilómetros quadrados.

“Embora haja muitas razões para nos preocuparmos com a Antártida, não há ainda causa para alarme com esta placa de gelo”, rematou Fricker.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.