/

PS promete 50 milhões de euros por ano para reduzir IRS a famílias com mais de um filho

Tiago Petinga / Lusa

O PS reiterou a necessidade de reduzir o IRS, desta vez prometendo 50 milhões de euros anuais para baixar o impostos às famílias com mais de um filho.

Caso vença as eleições, o Partido Socialista compromete-se a baixar o IRS às famílias com filhos até aos três anos de idade, que tenham pelo menos um irmão. A medida deverá equivaler a um gasto de 51 milhões de euros.

Numa nota enviada pelo PS ao Jornal de Negócios, os socialistas planeiam gastar nada mais do que 200 milhões de euros na próxima legislatura – 50 milhões por ano – na redução do IRS a famílias com mais de um filho.

Atualmente, uma criança até aos três anos tem uma majoração de 126 euros, para além de uma dedução fixa entre os 600 e os 726 euros, dependendo da idade. Na próxima legislatura, o Partido Socialista de António Costa promete aumentar ainda mais o valor da majoração, passando de 126 para 300 euros a partir do segundo filho.

Segundo o Observador, além dos gastos previstos pelo PS para os quatro anos da legislatura, já estavam previstos outros 200 milhões de euros no Programa de Estabilidade para a alteração dos escalões do IRS. Desta forma, o PS poderia gastar até 400 milhões de euros na sua legislatura para reduzir o IRS.

No projeto de programa eleitoral para a área das desigualdades, os socialistas revelam que querem “caminhar no sentido do englobamento dos diversos tipos de rendimentos em sede de IRS, eliminando as diferenças entre taxas”. A intenção é “promover a progressividade fiscal” e, assim, combater as desigualdades em Portugal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.