PS promete 50 milhões de euros por ano para reduzir IRS a famílias com mais de um filho

Tiago Petinga / Lusa

O PS reiterou a necessidade de reduzir o IRS, desta vez prometendo 50 milhões de euros anuais para baixar o impostos às famílias com mais de um filho.

Caso vença as eleições, o Partido Socialista compromete-se a baixar o IRS às famílias com filhos até aos três anos de idade, que tenham pelo menos um irmão. A medida deverá equivaler a um gasto de 51 milhões de euros.

Numa nota enviada pelo PS ao Jornal de Negócios, os socialistas planeiam gastar nada mais do que 200 milhões de euros na próxima legislatura – 50 milhões por ano – na redução do IRS a famílias com mais de um filho.

Atualmente, uma criança até aos três anos tem uma majoração de 126 euros, para além de uma dedução fixa entre os 600 e os 726 euros, dependendo da idade. Na próxima legislatura, o Partido Socialista de António Costa promete aumentar ainda mais o valor da majoração, passando de 126 para 300 euros a partir do segundo filho.

Segundo o Observador, além dos gastos previstos pelo PS para os quatro anos da legislatura, já estavam previstos outros 200 milhões de euros no Programa de Estabilidade para a alteração dos escalões do IRS. Desta forma, o PS poderia gastar até 400 milhões de euros na sua legislatura para reduzir o IRS.

No projeto de programa eleitoral para a área das desigualdades, os socialistas revelam que querem “caminhar no sentido do englobamento dos diversos tipos de rendimentos em sede de IRS, eliminando as diferenças entre taxas”. A intenção é “promover a progressividade fiscal” e, assim, combater as desigualdades em Portugal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Agente que matou Daunte Wright e chefe da polícia demitiram-se. Mas os protestos continuam

A polícia que matou a tiro um jovem afro-americano em Brooklyn Center, nos Estados Unidos, no domingo, e o chefe da polícia local demitiram-se. Mas os protestos continuam na cidade. Mike Elliott, mayor de Brooklyn Center, …

Família de Ihor pondera recorrer se inspetores não forem condenados por homicídio

A família de Ihor Homenyuk está a ponderar recorrer se os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) forem condenados por ofensas à integridade física agravada e não por homicídio qualificado. A notícia é …

"Sofagate". Michel pede desculpa a Von der Leyen por falta de reação a incidente em Ancara

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, pediu esta terça-feira solenemente desculpa à líder da Comissão Europeia (UE) pela falta de reação ao "desplante diplomático" protagonizado por Ancara na semana passada. Von der Leyen destacou …

Altice Portugal acredita que "SIRESP vai acabar a 30 de junho"

O presidente da Altice Portugal disse que a empresa não teve "qualquer tipo de contacto por parte do SIRESP" sobre a continuidade do contrato, pelo lhe parece que a rede de emergência "vai acabar no …

Polícia do Capitólio foi avisada do ataque mas ordenada a não agir agressivamente

A Polícia do Capitólio dos Estados Unidos foi avisada antecipadamente sobre a violência dos atacantes do dia 6 de janeiro, mas os seus comandantes ordenaram aos oficiais que não usassem as suas táticas "mais agressivas" …

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais de Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou um …

Coligação negativa trava "big brother fiscal" nas empresas

Foi aprovada no Parlamento uma proposta do PCP para mudar, de novo, a lei que regulamenta o envio de dados das empresas para o Fisco, com o voto contra do PS. É um travão ao …

Especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Os buracos negros gostam de comer, mas têm várias regras de etiqueta à mesa

Uma equipa de astrónomos britânicos e holandeses concluiu que todos os buracos negros supermassivos no centro das galáxias parecem ter períodos em que engolem matéria dos seus arredores.  Astrónomos têm estudado galáxias ativas desde 1950. Estas …