/

Homem cego desenvolve “bengala inteligente” que usa Google Maps e sensores

Esta inovação, adaptável a qualquer bengala branca, recorre ao Google Maps e a sensores para ajudar a locomoção de pessoas com deficiências visuais limitadoras.

Na era da Internet das coisas, em que objetos quotidianos como frigoríficos e televisões são conectados à Internet, é de espantar que pessoas com deficiência visual ainda dependam de “bengalas tradicionais”. Pensando nisso, um homem cego na Turquia desenvolveu uma smart-bengala, com conexão à Internet.

A bengala é ligada ao smartphone através de Bluetooth, e dá informações de voz do Google Maps e de assistentes de voz. O cabo da bengala tem pequenas caixas de som para se ouvirem as direções e tem sensores que fazem o equipamento vibrar quando o utilizador se aproxima de obstáculos baixos como galhos de árvores ou placas.

O produto foi desenvolvido pela startup turca WeWalk, que é dirigida por Kursat Ceylan. O empreendedor contou à CNN que o seu objetivo era usar a tecnologia moderna como ferramenta para os deficientes visuais.

“Atualmente falamos sobre carros voadores, mas as pessoas têm usado bengalas tradicionais. Como pessoa cega que sou, quando estou na estação de metro, eu não sei onde fica a saída. Eu não sei qual o autocarro que está a chegar, ou quais lojas estão à minha volta. Este tipo de informação pode ser oferecida pela WeWalk“, diz Ceylan.

“Esta tecnologia aumenta a independência das pessoas com deficiência visual e promove a total participação na sociedade através das suas três características”, lê-se na descrição do produto no site de venda.

A bengala está a ser vendida por 500 dólares. Ela pesa 280g e deteta obstáculos entre 80 centímetros e 2,5 metros. A tecnologia pode ser integrada em qualquer bengala branca tradicional.

Os criadores esperam que no futuro próximo seja possível integrar a WeWalk com aplicações de transporte privado como, por exemplo, a Uber.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.