/

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

JMCC1 / Wikimedia

Senet, o ancestral jogo de tabuleiro egípcio.

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais.

Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem livros de instruções ou manuais, estes desconhecidos jogos revelam-se um quebra-cabeças para os especialistas, que não têm como os interpretar — ou pelo menos é o que se pensava. Agora, estes jogos ganham uma nova vida graças à Inteligência Artificial.

Enquanto algumas vezes têm sorte e encontram as regras do jogo, outras vezes os arqueólogos são obrigados a desenvencilhar-se. Uma maneira de o fazer é comparar os jogos cujas regras não são conhecidas com outros que sejam conhecidos. Outra forma, ainda mais curiosa, é ao interpretar como é que eles são retratados na arte.

O Extreme Tech dá o exemplo do ancestral jogo egípcio de Senet. As regras do jogo não são verdadeiramente conhecidas, mas os arqueólogos suspeitam de como fazê-lo após observarem o túmulo da Rainha Nefertari.

E para além destas duas maneiras mais rudimentares de descobrir como se joga um jogo de tabuleiro desconhecido, há agora uma nova forma: Inteligência Artificial. É esse o objetivo do Digital Ludeme Project, que usa técnicas computacionais para recriar estes jogos ancestrais.

Para descobrirem as regras, os cientistas têm primeiro de “desconstruir” o jogo em partes e elementos constituintes e codificá-los como unidades chamadas “ludemes” — parte ou regra de um jogo que seja conhecida pelos investigadores.

De seguida, o modelo informático vai gerar potenciais conjuntos de regras para os jogos. Automaticamente, a Inteligência Artificial testa o jogo em causa com as diferentes regras, permitindo ver posteriormente qual encaixa melhor.

Além disso, é também preciso ter em atenção a contextualização cultural para descodificarem o manual dos jogos. Se o resultado final for jogável, há uma grande probabilidade de essas serem as regras originais do jogo — ou pelo menos uma realidade muito próxima.

“Com o nosso sistema, podemos colocar o equipamento, podemos procurar regras a partir da data de criação, regras da área geográfica e do contexto cultural”, disse Cameron Browne, o fundador do projeto. “Depois podemos juntar prováveis conjuntos de regras que possam ter ocorrido”, explicou.

O Digital Ludeme Project já teve sucesso a desmistificar alguns destes jogos. Aliás, alguns deles estão disponíveis para jogar online na sua plataforma digital.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.