/

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke.

O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a cantar dez músicas agudas seguidas quando começou a sofrer uma dor no peito e falta de ar, segundo é relatado pelo South China Morning Post, jornal de língua inglesa sediado em Hong Kong.

“Eu estava muito animado no calor do momento e depois de cantar algumas músicas com notas muito altas,  fiquei com dificuldades respiratórias“, disse o homem, conhecido apenas como Wang, à plataforma chinesa de streaming de vídeo PearVideo.

Uma visita ao pronto-socorro revelou que o homem tinha sofrido um colapso pulmonar devido à “alta pressão pulmonar causada pelo canto alto”, disse o seu médico. Felizmente, conseguiu receber o tratamento adequado e continua em recuperação.

Um pulmão colapsado, medicamente conhecido como pneumotórax, ocorre quando um orifício ou punção no pulmão resulta em escoamento de ar inalado na cavidade entre o pulmão e a parede torácica, de acordo com a The American Lung Association.

O ar que escapa pode acumular pressão dentro da cavidade torácica, e embora muitas vezes seja causado por uma lesão no peito física ou por uma doença pulmonar subjacente, também pode ocorrer sem motivo aparente.

Um caso recente documentou uma mulher de 79 anos, de Portugal, que sofreu um pneumotórax após uma agulha de acupuntura ter ficado muito profunda e perfurado o pulmão. A paciente decidiu recorrer à terapia chinesa devido às constantes dores de costas de que padecia.

Aquando do tratamento, durante a inserção de uma agulha na zona entre as omoplatas, a mulher sentiu uma dor aguda. Ao cabo de dois dias, como as dores continuavam e como sentia também falta de ar, a mulher foi a um médico que, através de uma radiografia ao tórax, detectou um pneumotórax.

Já outro caso, relatado no Journal of Emergency Medicine em 2017, uma menina de 16 anos no Texas sofreu de um colapso do pulmão depois de gritar muito alto durante um concerto da banda britânica One Direction. A adolescente não tinha problemas pulmonares subjacentes conhecidos.

Neste recente incidente de pneumotórax relacionado ao karaoke, não se sabe se a idade, a saúde ou a condição pulmonar pré-existente do homem contribuíram para o acidente,. No entanto, é justo supor que pode ter havido um fator subjacente em ação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.