/

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

1

Free-Photos / Pixabay

Cerca de mil milhões de adultos são afetados por dores de cabeça no mundo inteiro.

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir.

Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça ou aliviar enxaquecas, há poucos estudos que avaliem a associação entre mudanças no consumo diário e o aparecimento de dores de cabeça, após explicar outras mudanças no estilo de vida — como exercício físico e ansiedade.

“Com base no nosso estudo, beber uma ou duas bebidas com cafeína num dia não parece estar ligado ao desenvolvimento de uma enxaqueca”, revela Elizabeth Mostofsky, doutora e investigadora do Centro Médico Beth Israel Deaconess e da Harvard T.H. Chan School of Public Health.

No entanto, “três ou mais porções podem estar associadas a uma maior probabilidade de desenvolver dores de cabeça”, conclui. Segundo a Sci News, o grupo de investigadores analisou dados de 98 adultos (86 mulheres e 12 homens) que sofrem enxaquecas.

Os voluntários completaram um diário eletrónico duas vezes por dia, no qual reportavam a sua ingestão de bebidas com cafeína, outros fatores de estilo de vida e, o tempo e características de cada enxaqueca.

Depois, o grupo de investigadores comparou a incidência da enxaqueca, de cada participante, nos dias em que consumiam cafeína com a incidência de enxaqueca nos dias em que não consumiam.

O estudo foi publicado online, na semana passada, no American Journal of Medicine., revela que a idade média em que as dores de cabeça começaram nos participantes, foi aos 16,3 anos. Os voluntários reportaram 825 enxaquecas durante 4467 dias de observação.

Os dados indicaram que, no geral, os indivíduos sofreram uma média de cinco dores de cabeça por mês; 66% destes costumavam consumir uma a duas porções de café por dia; 12% consumiam três ou mais bebidas com cafeína.

Durante o período de experiência, os participantes tiveram uma média de 8,4 enxaquecas. Todos revelaram consumir café em pelo menos um dia durante o estudo, com uma média de 7,9 porções por semana.

“Até à data, há poucos estudos sobre o risco imediato das enxaquecas com mudanças diárias na ingestão de bebidas com cafeína”, disse Suzanne Bertisch, uma das investigadoras e cientista do Hospital Brigham and Women e Harvard Medical School.

DR, ZAP //

1 Comment

  1. … … “três ou mais porções podem estar associadas a uma maior probabilidade de desenvolver dores de cabeça”… …
    Fui vacinado contra enxaquecas e dores de cabeça provocadas por ingestão de café. Estes cientistas ainda não “descobriram” que os organismos dos seres humanos reagem diferentemente de pessoa para pessoa, de acordo com os seus sistemas imunitários, condições de saúde, etc.?
    Já fui bebedor de 6~7 cafés/dia mas deixei, não por ganhar enxaquecas ou dores de cabeça mas por ganhar dores de algibeira. Hoje, estou no nível de 3 doses diárias, sem problemas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.