A lenda do futebol alemão Franz Beckenbauer é acusado de estar envolvido num fraude milionária relativa à organização do Mundial de 2006. Antigos membros da federação alemã de futebol também estão envolvidos.
A justiça suíça acusou esta segunda-feira antigos membros da Federação Alemã de Futebol (DBF) e um ex-funcionário de FIFA de uma fraude de 6,7 milhões de euros, antes do Mundial de 2006, disputado na Alemanha.
Theo Zwanziger, antigo presidente da DBF, o seu secretário-geral, Horst R. Schmidt, e Urs Linsi são os três acusados de fraude, enquanto Wolfgang Niersbach, que também liderou a federação germânica, é acusado de cumplicidade.
Segundo o Ministério Público suíço, os processos contra Franz Beckenbauer, antigo futebolista e treinador e presidente do comité organizador do Mundial 2006, serão conduzidos autonomamente, por este estar “impossibilitado, por razões de saúde, de participar em interrogatórios no tribunal penal federal”. Beckenbauer foi campeão do mundo pela Alemanha, como jogador e treinador.
Segundo a acusação, o pagamento da FIFA ao comité organizador, em maio de 2005, foi falsamente declarado como sendo relativo a custos com a abertura do Mundial de 2006.
A justiça suíça entende que o dinheiro foi usado para pagar um empréstimo pessoal de 6,7 milhões de euros que Beckenbauer aceitou, em 2002, de Robert Louis-Dreyfus, à data presidente da Adidas.
ZAP // Lusa