Portugal vai ter 19 novos hospitais privados

Até 2020, Portugal vai ter pelo menos 19 novos hospitais privados, num investimento total de 750 milhões de euros.

No último ano abriram oito unidades hospitalares e até ao final de 2019-2020 está previsto que entrem em funcionamento mais cinco unidades, que se vêm juntar aos 114 hospitais privados já existentes, de acordo com o Diário de Notícias. A acrescentar à lista está prevista também a abertura de mais três projetos hospitalares, sem data de abertura assinalada, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre estes novos 19 novos hospitais, há um reforço da oferta nas grandes cidades, como em Lisboa ou no Porto, mas existe também uma aposta em novas áreas geográficas. O presidente da Associação da Portuguesa de Hospitalização Privada, Óscar Gaspar, destaca ao DN que “têm sido feitos investimentos noutros pontos do país – Madeira, Açores, Vila Real, Viseu”.

A maioria das novas unidades serão hospitais generalistas, diz o presidente da Associação da Portuguesa de Hospitalização Privada, Óscar Gaspar. “Mas também estamos a falar de hospitais bastante diferenciados. Alguns com cirurgias de ponta, até em departamentos como a oncologia”, explica ao DN.

O hospital previsto para o Porto, do grupo Trofa Saúde, um investimento de 70 milhões de euros, irá utilizar tecnologia de ponta em termos de organização hospitalar. Prevê-se que esteja pronto no segundo semestre de 2020.

Por seu lado, o grupo José Mello Saúde tem projetado criar mais dois hospitais – Coimbra e Sintra – e vai investir cem milhões de euros no CUF Tejo, em Alcântara, Lisboa, que deverá estar pronto em 2020. O ano passado, o grupo investiu 50 milhões de euros na ampliação do hospital CUF Descobertas, Lisboa, com a instalação de um centro dedicado às doenças oncológicas.

A aposta do grupo Luz Saúde é, para já, aumentar a oferta em Lisboa, aumentando as instalações, depois de em 2018 ter aberto um hospital em Vila Real. Há ainda a hipótese de criar um novo hospital em Santarém.

Por sua vez, o grupo Lusíadas tem uma obra planeada para Braga, que deverá estar finalizada até ao final deste ano.

Apesar de o Serviço Nacional de Saúde (SNS) assegurar mais de 80% das urgências e mais de 70% dos internamentos e cirurgias, são as unidades privadas que registam o maior crescimento, segundo dados do INE. Dos 225 hospitais que existem no país, 114 são privados.

Para os administradores​​​​ dos hospitais privados, estes números são sinal da confiança que se vive no setor privado, em parte por causa da descrença no serviço público.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.