O Aeroporto de Faro partilhou nas suas redes sociais uma campanha publicitária que apelava à fuga da “confusão algarvia” e sugeria uma cidade francesa como destino alternativo. Depois da onda de críticas e do pedido de esclarecimentos do Governo, a ANA Aeroportos de Portugal suspendeu o anúncio.
“Foge da confusão algarvia e descansa em França!!”, era esta a mensagem, acompanhada por uma imagem de Marselha, no sul de França, que protagonizava uma campanha publicada nas redes sociais da ANA através do Aeroporto de Faro, conta o Eco. A mensagem prometia ainda “marinas, praias, água transparente e calor”.
Numa nota oficial do Ministério das Infraestruturas e Habitação, o Governo afirma que pediu à ANA esclarecimentos sobre o sucedido, bem como a retirada do anúncio.
“O Governo, assim que tomou conhecimento da situação [campanha publicitária do Aeroporto de Faro a promover o destino Marselha] pediu explicações à ANA e pediu de imediato que fossem tomadas medidas para retirar uma publicação que é contrária aos interesses do país, dos portugueses e da economia nacional”, pode ler-se.
“A ANA já promoveu uma averiguação sobre o que se passou e retirou de imediato a ligação em causa“, salienta ainda a mesma nota.
A publicação em causa era patrocinada, sendo da responsabilidade da gestora dos aeroportos nacionais, cuja concessão é da Vinci, uma empresa francesa, segundo escreve o diário de economia.
A publicação gerou uma onda de críticas. O presidente da Região do Turismo do Algarve, João Fernandes, condenou a campanha, e, segundo escreve o Jornal de Notícias, contactou a direção do aeroporto que “ordenou a imediata cessação da referida campanha e o apuramento de responsabilidades pela divulgação da mesma”.
Também o presidente do PS/Algarve, José Graça, pediu “a suspensão imediata das campanhas patrocinadas pelo Aeroporto de Faro, promovendo destinos externos em alternativa ao Algarve, tendo contactado a tutela para manifestar o seu desagrado”.
A página de Facebook do PS/Algarve sugere ainda que a publicidade a França poderá estar relacionada com a privatização da ANA, que é detida pela Vinci Airports.
Por sua vez, o deputado social democrata Cristóvão Norte classificou a campanha de “tolice” e um “desrespeito pelos algarvios”.
Contactada pelo Jornal de Notícias, a ANA não fez ainda quaisquer comentários. A agência Lusa tentou, sem sucesso, obter uma reação da direção do aeroporto de Faro.
Entretanto, a agência de comunicação Brandworkers assumiu “total responsabilidade” pela publicação do anúncio nas redes sociais. “A Brandworkers lamenta profundamente o impacto negativo causado pela publicação referida, recusada previamente pelo aeroporto de Faro”, lê-se num comunicado enviado pela agência e citado pela Lusa.