/

Vingança pode ter motivado o atentado ao estúdio de animação no Japão

JIJI / EPA

O autor do atentado ao estúdio de animação em Quioto terá dado a entender às autoridades que agiu por vingança quando lançou o incêndio que levou à morte de 33 pessoas.

Segundo as fontes da Jiji Press, citadas pela revista Variety, o homem terá dito às autoridades de investigação que o estúdio se apropriou injustamente de um livro por si escrito. “Já que eles me roubaram o meu romance, eu despejei o líquido e deitei-lhe fogo“, terá dito o homem responsável pelo ataque, cuja identidade ainda não foi revelada.

Ainda não terá sido possível obter muito mais esclarecimentos junto do homem que foi encontrado a poucos metros do edifício, com queimaduras graves no peito e nos membros. As autoridades estão a aguardar a recuperação clínica do suspeito para prosseguir com a investigação.

O homem, que tem 41 anos, terá gritado “caiam mortos” enquanto pegava fogo às instalações. Pelo menos 33 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas no incêndio. O fogo deflagrou na quinta-feira de manhã, pelas 10h30 (2h30 em Portugal continental), depois de um homem ter entrado no edifício de três andares e espalhado um líquido – as autoridades presumem ter sido gasolina.

Pessoas que estavam próximas do local relataram que ouviram uma série de explosões e viram depois várias pessoas serem transportadas para o exterior do edifício em cobertores. Mais de 40 viaturas dos bombeiros foram deslocadas para o local.

O estúdio, denominado Kyoto Animation mas mais conhecido por KyoAni, foi fundado em 1981 e produz séries de animação e banda desenhada, como “Sound! Euphonium”, “A Silent Voice” e “Violet Evergarden”. O edifício está localizado numa área residencial a vários quilómetros ao sul da estação de Quioto.

Foi ainda criada uma campanha de recolha de fundos na plataforma GoFundMe, que já está perto de duplicar o objetivo que foi definido para a ajuda às vítimas do ataque. Já foram recolhidos cerca de 1,3 milhões de dólares, pouco mais de 24 horas depois de ter sido criada a campanha – que tinha como objetivo inicial 500 mil dólares, depois revisto para 750 mil.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.