A histórica missão Apollo 11 levou os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin a pisarem o solo da Lua, na primeira vez do Homem, a 21 de Julho de 1969. “Um pequeno passo para o Homem, um salto gigantesco para a humanidade” que teve um dedo português.
O momento que marcou a chegada do Homem à Lua, há 50 anos, ficou perpetuado com a colocação de uma bandeira dos EUA no solo lunar. Ora, essa bandeira foi costurada por uma emigrante portuguesa em Nova Jérsia.
Maria Isilda Ribeiro, actualmente com 73 anos, estava a viver e a trabalhar na cidade norte-americana quando se deram os passos rumo à aterragem na Lua. Ela acabou por ter o privilégio de fazer as bainhas e alguns remates na bandeira dos EUA que foi colocada no solo lunar.
A NASA, a agência espacial norte-americana, mandou fazer várias bandeiras para a missão Apollo 11, acabando por escolher a que foi manufacturada na fábrica Annin & Company. E foi precisamente aí que Maria Isilda Ribeiro, então uma jovem emigrante na casa dos 20 anos, a costurou.
“Faltava coser as bainhas, a dobra para a haste e fazer alguns remates”, explica Maria Isilda Ribeiro na Rádio Renascença referindo-se à bandeira de 90 centímetros por metro e meio e que foi feita em fibra de vidro e nylon.
A emigrante de Aveiro, natural do concelho de Vagos, está de volta à sua terra natal, onde goza a reforma.
Edwin Aldrin, de 89 anos, continua a viver nos EUA, participando em vários eventos sobre a exploração espacial, após ter vivido problemas de depressão e álcool no seguimento da fama obtida com a ida à Lua.
Neil Armstrong morreu em 2012, com 82 anos de idade. Em 2005, numa entrevista ao “60 Minutes” da CBS News, Neil Armstrong falou de como foi caminhar na Lua e como fugiu à fama de ter sido o primeiro Homem a andar em solo lunar.
E dos fraquinhos!… por exemplo, os contos das “alucinações de Fátima” são bem mais interessantes!…
Grande resposta! ahahahah
gOSTO MAIS DA HISTORIA DO DEMONIO QUE VAI DAR CABO DA TUA VIDA.
Gosta mais é de ser palerma, é o que é!…