/

Foi há 50 anos que o Homem chegou à Lua (e com bandeira feita por uma portuguesa)

4

NASA Goddard Space Flight Center / flickr

Edwin Aldrin na Lua

Edwin Aldrin na Lua em 1969.

A histórica missão Apollo 11 levou os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin a pisarem o solo da Lua, na primeira vez do Homem, a 21 de Julho de 1969. “Um pequeno passo para o Homem, um salto gigantesco para a humanidade” que teve um dedo português.

O momento que marcou a chegada do Homem à Lua, há 50 anos, ficou perpetuado com a colocação de uma bandeira dos EUA no solo lunar. Ora, essa bandeira foi costurada por uma emigrante portuguesa em Nova Jérsia.

Maria Isilda Ribeiro, actualmente com 73 anos, estava a viver e a trabalhar na cidade norte-americana quando se deram os passos rumo à aterragem na Lua. Ela acabou por ter o privilégio de fazer as bainhas e alguns remates na bandeira dos EUA que foi colocada no solo lunar.

A NASA, a agência espacial norte-americana, mandou fazer várias bandeiras para a missão Apollo 11, acabando por escolher a que foi manufacturada na fábrica Annin & Company. E foi precisamente aí que Maria Isilda Ribeiro, então uma jovem emigrante na casa dos 20 anos, a costurou.

“Faltava coser as bainhas, a dobra para a haste e fazer alguns remates”, explica Maria Isilda Ribeiro na Rádio Renascença referindo-se à bandeira de 90 centímetros por metro e meio e que foi feita em fibra de vidro e nylon.

A emigrante de Aveiro, natural do concelho de Vagos, está de volta à sua terra natal, onde goza a reforma.

Edwin Aldrin, de 89 anos, continua a viver nos EUA, participando em vários eventos sobre a exploração espacial, após ter vivido problemas de depressão e álcool no seguimento da fama obtida com a ida à Lua.

Neil Armstrong morreu em 2012, com 82 anos de idade. Em 2005, numa entrevista ao “60 Minutes” da CBS News, Neil Armstrong falou de como foi caminhar na Lua e como fugiu à fama de ter sido o primeiro Homem a andar em solo lunar.

SV, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.