/

O emblema do Benfica pode estar prestes a mudar

4

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O clube da Luz está a estudar a possibilidade de alterar o seu emblema, visando cunhar a palavra “Benfica” no logótipo. A mudança estará relacionada com questões de marketing, segundo escreve esta terça-feira o Correio da Manhã.

A alteração ao emblema terá sido revelada pelo próprio presidente dos encarnados, segundo o Record. De acordo com jornal, Luís Filipe Vieira adiantou a informação no passado sábado num encontro no Seixal entre dirigentes do clube e 18 sócios.

Em cima da mesa estão três possibilidade para o novo emblema, que o desportivo não adianta quais são. Sabe o Correio da Manhã que o objetivo da alteração passar por reforçar a palavra “Benfica”, associada à marca que representa. No emblema atual, recorde-se, surge a sigla S.L.B e “E pluribus unum”, expressão do latim que significa “de muitos, um”.

A necessidade de colocar a palavra “Benfica” estará relacionada com questões de marketing associados ao mercado atual. “[A mudança] é um sinal dos tempos”, afirmou fonte do clube da Luz em declarações ao matutino.

O diário adianta ainda que a águia presente no emblema é “intocável”, devendo, por isso, continuar apesar das alterações que estão a ser estudadas.

Ao longo de 115 anos de história, o Benfica teve já cinco emblemas. O primeiro começou a ser projetado em 1903, um ano antes de o clube ser fundado. A última alteração foi feita em 1999, quando a águia deixou de estar a agarrar a divisa “E pluribus unum” e passou a estar posicionada em cima da roda, que representa a modalidade do ciclismo.

Wikipedia

Evolução do emblema do Benfica

No futebol, os Benfica tem adotado nos últimos anos versões comemorativas do emblema, incluindo estrelas no topo do logótipo. Atualmente, o clube tem três estrelas no topo do emblema, representando cada uma dez campeonatos ganhos.

As estrelas utilizadas não são um exclusivo dos equipamentos dos encarnados, podendo ser vistas em vários outros clubes internacionais, tendo o mesmo significado. O emblema do Bayern Munique, na Alemanha, e da Juventus, em Itália, são exemplo disso mesmo, ostentando quatro e cinco estrelas, respetivamente.

Nas restantes modalidades, é utilizado o símbolo original e oficial do clube.

O Correio da Manhã apurou ainda que a mudança que agora é estudada não está sujeita a deliberação em Assembleia Geral (AG), mas o assunto poderá vir a ser objeto dessa decisão de forma a reforçar a legitimidade da alteração.

No mesmo encontro do Seixal, que durou cerca de seis horas e serviu para o presidente do Benfica responder a questões de adeptos que não viram as suas dúvidas esclarecidas na AG de 7 de junho, foram ainda abordados outros assuntos.

Ainda de acordo com o Record, Luís Filipe Vieira terá dito que o antigo técnico Jorge Jesus, que atualmente está no comando técnico do Flamengo, não voltará ao clube enquanto for presidente, apesar da boa relação que mantêm.

O líder dos encarnados revelou ainda que o Estádio da Luz, inaugurado em 2003, vai ser alvo de obras de modernização. Está previsto, a curto prazo, o reforço da rede móvel durante os dias de jogo e a colocação de iluminação LED, que é mais eficiente e ecológica.

Quanto ao plantel, o presidente avançou que o defesa central Rúben Dias vai continuar no Benfica. Após um entendimento com o empresário Jorge Mendes, que se comprometeu a não “levar” o internacional português aos grandes europeus, a decisão foi tomada e a cláusula do futebolista deve ser elevada para os 88 milhões de euros.

SA, ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.