/

Governo vai abrir concurso para mil técnicos especializados

6

Miguel A. Lopes / Lusa

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, adiantou que o Governo está em “vias de abrir” um concurso público para a contratação de mil técnicos especializados nas áreas da estatística, da gestão, do planeamento e jurídicas.

Em declarações ao jornal Público, que avança com a notícia esta segunda-feira, a ministra explicou que objetivo do concurso passa por “reforçar os centros de competências, os gabinetes de estatística e de planeamento e as diversas Direção-Geral que fazem trabalho de estatística, planeamento e de desenho de políticas públicas” em “vários ministérios”.

“Há muitos anos que a administração pública não tem fora dos sectores específicos uma entrada significativa de quadros técnicos”, afirmou Mariana Vieira da Silva, dando conta que esta contratação concretiza “um compromisso assumido no Programa de Estabilidade”, que tinha á sido aprovado e anunciado pelo Ministério das Finanças.

Alguns dos principais problemas que o concurso pretende colmatar são o envelhecimento e o grande volume de saídas dos trabalhadores nos quadros do Estado. Em 2018, a média de idade dos funcionários públicos era de 47,4 anos, mais 3,8 anos do que em 2011.

“Há um envelhecimento que traz dificuldades” na prestação de serviços, frisou, precisando que o “atendimento é uma das áreas em que essas dificuldades são grandes”.

ZAP //

6 Comments

  1. Nem eles acreditam nisso: os que lá estiverem não vão sair, a não ser por alguma reforma de invalidez; os que entrarem vão ser primos e afilhados dos que lá estão…

    Porque não chamar-lhe concurso interno, ou privado? Em que toda a gente tem conhecimento mas só os de “dentro” tem acesso.

    Uma sova de palmas para os concursos públicos!

      • Pode estar descansado que não vai mudar. A hierarquia na cunha é esta:
        1-Familiares do César
        2-Amigos do César
        3-Os conhecedores dos podres do Costa (neste caso podem ser destacados para a Europa)
        4-Amigalhaços do membros do governo e das principais autarquias
        5-Membros do PS com as quotas em dia
        6-Membros do PS sem quotas em dia e desde que as regularizem entretanto

  2. Promessas porque Outubro e as eleições estão próximas. Isto é só fogo de vista. Daqui amanhã já ninguém se lembra de nada. É só aldrabices!!

  3. 1000 jobs for the boys, em campanha eleitoral aberta ou às claras de angariaçao de votantes e seus familiares.
    Depois, aquando do estouro, o Povo é que paga; nunca a politicada e nunca analisando quem foram os irrresponsaveis efectivamente responsaveis.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.