/

Estudantes estão a comer demasiado atum (e isso está a envenená-los aos poucos)

3

Muitos estudantes baseiam a sua alimentação em comidas rápidas, baratas e acessíveis. O atum é muitas vezes uma escolha recorrente, mas poucos sabem que a sua ingestão em grandes quantidades pode ser prejudicial para a saúde.

Muitas vezes longe dos pais, os estudantes têm de se desenvencilhar na cozinha. O atum enlatado é uma solução prática e barata para os bolsos do típico universitário. No entanto, poucos sabem que este peixe contém mercúrio e que muitos destes estudantes podem estar a ingeri-lo em quantidades consideradas perigosas.

“Fiquei estupefacto quando os alunos me disseram que comiam atum todos os dias“, disse Finkelstein, um dos autores do estudo. “A falta de conhecimento sobre o risco de exposição ao mercúrio é surpreendente”, acrescentou.

O estudo foi levado a cabo por investigadores da Universidade da Califórnia e, apesar de já ter sido aceite para publicação e revisto por pares, ainda não foi difundido em nenhuma publicação científica. Nesta investigação, os cientistas procuraram perceber os hábitos de consumo de atum dos estudantes e o seu grau de conhecimento em relação aos perigos associados devido ao envenenamento por mercúrio.

Mais de metade dos estudantes (54%) disseram comer mais de três refeições com atum por semana, o que, segundo o IFL Science, reflete uma dosagem de mercúrio superior à recomendada pela Environmental Protection Agency, dos Estados Unidos. Mais surpreendente ainda são os 7% de alunos que comem mais de 20 refeições por semana que contém atum.

Os investigadores recolheram ainda amostras do cabelo para verificarem os níveis de mercúrio. Após análise, constataram que esses mesmos níveis eram elevados. Apesar de serem preocupantes, os cientistas consideram que, para já, não são alarmantes.

“Isso não significa necessariamente que eles sintam efeitos tóxicos, mas é um nível em que é recomendado tentar diminuir sua exposição ao mercúrio“, explicou Finkelstein. Os estudantes mostraram saber pouco em relação à presença de mercúrio no atum, com mais de 99% dos inquiridos a admitirem ter um baixo conhecimento no que toca a esta matéria.

ZAP //

3 Comments

  1. Boa tarde.
    Se começarmos a escavar, por cá, o conteúdo de metais pesados no peixe que se come, em especial, naquele que nasce e cresce no estuário dos grandes rios……

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.