/

Holandeses ficaram sem telecomunicações durante quatro horas (e ninguém sabe porquê)

1

Esta segunda-feira, a Holanda foi afetada por uma falha geral nas comunicações. O apagão deixou os números de emergência fora de serviço durante cerca de quatro horas.

A falha geral nas telecomunicações deixou a polícia e os números de emergência sem funcionar durante cerca de quatro horas, até a operadora nacional holandesa Royal KPN ter anunciado que o serviço foi restaurado.

A causa da interrupção permaneceu por esclarecer, mas os responsáveis da empresa disseram que não parecia ser o resultado de um ciberataque, avança o Diário de Notícias.

Não temos razão para pensar que isto tenha sido um ataque informático e nós monitorizamos o nosso sistema 24 horas por dia”, afirmou o porta-voz da empresa. “Ainda é muito cedo” para dizer que foi um ataque informático, disse, por sua vez, Anna Posthumus, porta-voz do Coordenador Nacional de Segurança e Contraterrorismo.

Este é o maior “apagão” de telecomunicações de que há memória na Holanda. A falha teve origem na rede da Royal KPN NV, mas também atingiu outras operadoras que utilizam a mesma infraestrutura.

Os números de emergência estiveram em baixo, obrigando o Governo a aconselhar a população a dirigir-se ao hospital, aos bombeiros ou à polícia pedir ajuda pelos seus próprios meios.

“Estamos a apelar a todos que precisam relatar uma emergência e precisam de ajuda para irem para a rua. Agentes da polícia com walkie-talkies estão a ir para as ruas no maior número possível para que possam falar com eles”, disse a porta-voz da polícia Suzanne van de Graaf à emissora nacional NOS.

O apagão, que afetou as linhas fixas e móveis, iniciou às 16h00 locais (15h00 em Lisboa).

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.