/

Estamos mais propensos a devolver uma carteira perdida se ela estiver cheia de dinheiro

Os humanos podem ser mais bondosos do que aquilo que pensa. Quando encontramos uma carteira perdida, mais rapidamente a devolvemos ao dono se estiver cheia de dinheiro.

Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que somos mais propensos a devolver uma carteira que encontramos se esta estiver cheia de dinheiro. Segundo os cientistas, esta boa ação deve-se em parte ao altruísmo, mas também porque quem encontra a carteira não quer ser considerado um ladrão.

Apesar de não ter sido roubada na realidade, a nosso consciente parece ter um efeito crucial na decisão de devolver a carteira. O estudo que comprova este pressuposto foi publicado esta quinta-feira na revista BME Frontiers.

Os cientistas elaboraram uma experiência envolvendo 17 mil pessoas de 40 país diferentes, incluindo Portugal. “Os resultados mostram como a honestidade cívica é predominante, e levantam muitas questões, como por exemplo a forma como os ambientes podem ser criados para promover a honestidade cívica”, pode ler-se na investigação.

Nesta experiência, os cientistas espalharam as carteiras — algumas delas vazias, outras com pouco dinheiro dentro, mas todas elas contendo um cartão de negócios com as informações e o contacto do suposto dono da carteira. Os investigadores observaram que as carteiras que continham dinheiro eram devolvidas 51% das vezes, enquanto as carteiras sem dinheiro eram devolvidas 40% das vezes.

A probabilidade de serem devolvidas aumentava conforme a quantidade de dinheiro que estava dentro da carteira. Numa outra experiência, segundo o New Scientist, colocaram outro tipo de carteiras “perdidas”, com quase cem dólares cada uma.

Nestas circunstâncias, 46% das carteiras sem dinheiro foram devolvidas; 61% das carteiras com cerca de 15 dólares foram devolvidas e 72% das carteiras “recheadas” de dinheiro foram entregues ao dono.

Em Portugal, foram devolvidas 40% das carteiras sem dinheiro e 45% das carteiras com dinheiro, ficando no 25º lugar dos países que mais devolviam a carteira com dinheiro.

“As pessoas preocupam-se com o dono da carteira”, disse Michel Maréchal, responsável pela investigação. Os cientistas repararam também que o facto de ter uma chave dentro da carteira aumentava a probabilidade de elas serem devolvidas.

Os resultados também variavam de país para país. Os investigadores detetaram um padrão, no qual em nações com climas mais frios, as pessoas eram mais propensas a devolver as carteiras.

No entanto, Maréchal alerta que é preferível ter menos dinheiro na carteira, uma vez que ter muito dinheiro não garante que quem encontrar a carteira, a vai devolver.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.