Um vídeo manipulado através de Inteligência Artificial com a imagem do fundador do Facebook apareceu, este fim-de-semana, no Instagram, uma das suas principais plataformas.
“Imagine isto por um segundo: um homem com total controlo de dados roubados de mil milhões de pessoas, todos os seus segredos, as suas vidas, os seus futuros”, afirma, de forma manipulada, Mark Zuckerberg.
“Eu devo tudo isso ao Spectre. O Spectre mostrou-me que quem controla os dados controla o futuro”, referiu o fundador do Facebook, no vídeo manipulado criado pela empresa israelita Canny AI e pelos artistas Bill Posters e Daniel Howe.
Estes vídeos manipulados são conhecidos como “deepfake” devido às técnicas de Inteligência Artificial usadas para desenvolvê-los com resultados extremamente realistas.
De acordo com o New York Times, é facilmente percetível que o vídeo é falso, não só porque a voz utilizada não soa totalmente à de Zuckerberg, mas também porque a “Spectre” é uma referência ficcional à organização malévola dos filmes de James Bond.
No entanto, alcançou o principal propósito de mostrar que o feitiço também se pode virar contra o feiticeiro e de como o Facebook lida com a disseminação de informação falsa.
Recorde-se que, no mês passado, a rede social não quis remover da sua plataforma um desses vídeos falsos da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, embora a empresa tivesse assegurado que iria reduzir o alcance do vídeo e bloquear os incentivos económicos, entre outras medidas, como faz em situações semelhantes.
Face ao dilema do que fazer com o vídeo de Zuckerberg, um porta-voz do Instagram assegurou aos media norte-americanos que não tinham intenção de eliminá-lo.
“Vamos tratar este conteúdo da mesma forma que tratamos todas as desinformações no Instagram, se terceiros o marcarem como falso, vamos filtrá-lo de plataformas de recomendação do Instagram como o Explore ou as páginas de ‘tags'”.
Além deste exemplo, foram já apresentados vídeos com o Presidente Donald Trump, o ator Morgan Freeman, a celebridade Kim Kardashian e a artista sérvia Marina Abramovic.
O Facebook tem estado imerso em escândalos de privacidade e divulgação de informações falsas.
ZAP // Lusa