/

Benfica quer FC Porto fora das competições por três anos

11

visitporto / Flickr

Estádio do Dragão

O FC Porto foi condenado a pagar dois milhões de euros, no “caso dos e-mails”, por danos patrimoniais emergentes e não emergentes. Agora, o Benfica quer que os “dragões” fiquem três anos fora das competições desportivas.

Além da indemnização de dois milhões de euros que foram obrigados a pagar, os portistas terão também de entregar toda a correspondência que têm em sua posse e ficam proibidos de divulgar publicamente o seu conteúdo.

O SL Benfica, que exigia inicialmente um pagamento de 17 milhões de euros, espera agora que o FC Porto desça de divisão ou que fique proibido de participar nas competições desportivas durante três anos, segundo avança este sábado o Correio da Manhã.

Ainda não foram tomadas decisões oficiais, mas o Regulamento da Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol prevê sanção para casos de utilização ou divulgação irregular de informação privilegiada, como explica o jornal ABOLA.

O clube que “utilize ou divulgue informação privilegiada suscetível de prejudicar a integridade de jogo oficial ou da competição” poderá enfrentar uma proibição de participar em competições entre uma a três temporadas. Assim sendo, abre-se a possibilidade de os azuis e brancos descerem de divisão na próxima época.

O Benfica ainda não avançou oficialmente com o pedido, preferindo, segundo fontes do clube, esperar que a decisão transite em julgado. No entanto, não descarta essa possibilidade caso as entidades responsáveis não tomem a iniciativa por elas mesmas.

O clube que, indevidamente, utilize ou divulgue informação privilegiada suscetível de prejudicar a integridade de jogo oficial ou da competição é sancionado com exclusão da competição entre 1 e 3 épocas desportivas e cumulativamente com multa entre 10 e 20 UC, se sanção mais grave não lhe for aplicável por força de outra disposição deste Regulamento”, pode ler-se no regulamento.

ZAP //

11 Comments

    • Pinto da Costa, o fugitivo para Espanha, aquando do maior escândalo do futebol português, o “apito dourado”.
      Foi mais de uma década, a comandar a seu belo prazer, o futebol nacional.

  1. É lamentável que um ex condenado por roubo, venha a público e respaldado na justiça que temos neste país, dizer barbaridades.
    Meu caro ex condenado, vamos esperar pelo fim da festa.
    como já está habituado a condenações…..

  2. O FCP acha que pode tudo ?
    Pois, Não pode ….
    Agora vão pagar e baixar de divisão ou ficar em licença sabática por 3 Anos, para aprender!

  3. Se o Benfica quer o FCP fora das competições por três anos por possivelmente terem colaborado na divulgação dos e-mails que denunciam falcatruas do Benfica, então terão que fechar as portas ao Benfica por vários anos por cometer as mesmas; ou então seriam os e-mails apenas expressões de amizade e carinho para com os rivais?

    • Caro, tal como ficou confirmado, muitos e-mails foram manipulados e outros retirados do contexto, divulgando apenas excertos das conversações.
      Não se trata de se o Benfica quer ou não, mas sim das regras, das quais o Porto também aceitou e subscreveu.

      Agora, apesar de tudo o que escrevi, acho que descer o Porto de divisão, ou proibir de entrar em competições seria mau para o futebol português, sou do Benfica porque assim o decidi e não porque era o único clube disponível, celebro cada campeonato que o Benfica ganha e sofro em cada um perdido (Homem não chora …), mas o desporto é assim mesmo.
      Precisamos de mais clubes fortes, vejo com pena o Belenenses em que estado está ou o Sporting que luta por sobreviver depois de sucessivas más gestões com base no odio pelo Benfica. Vejo com bons olhos o trabalho feito no Braga. O futebol português precisa do Porto, do Sporting, do Braga e mais uns 2 ou 3 clubes fortes para ser competitivo, mesmo que signifique que o Benfica não ganhe uns quantos campeonatos. Afinal o desporto é ganhar e perder.

      Talvez seja melhor penalizar a serio os responsáveis e não o clube, e muito menos os seus adeptos.

  4. Esta realmente é de rir, o denunciante é castigado, o que pratica o crime é absolvido????? Será que o tribunal que emitiu esta decisao, já considerou que está a fazer um ataque à lei Portuguesa???? A lei diz que alguem que tome conhecimento ou tenha em sua posse documentação de um crime que foi cometido, que está a ser cometido ou que virá a ser cometido tem a obrigação de o denunciar, porque de outro modo torna-se cumplice??? Com esta decisao, quem no seu perfeito juizo vai denunciar um crime??? Sabe que se o fizer será condenado. Ou seja, se eu amanha presenciar um assalto, um atentado, um roubo, e que eu tenha visto perfeitamente o acontecimento, penso duas vezes antes de o denunciar às autoridades ou aos jornais, porque ao faze-lo já sei que irei ser condenado por denunciar actos privados. Mais vale ficar caladinho, é isso? Por outro lado, esta decisao, é uma decisao tipica de neto de moura, este absolve os agressores e criminosos, o tribunal que progeriu esta decisao absolve o criminoso e condena quem denuncia um crime. E ESTA, HEM????

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.