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Passageiros da Uber já podem calar os motoristas (apenas com um botão)

Até mesmo pessoas amigáveis e sociais, às vezes, não querem conversar, especialmente se for tarde, estiverem tristes ou no meio de uma viagem difícil.

Para os clientes do app de serviço de partilha de viagens Uber, agora há uma maneira de acabar com a conversa dos motoristas. É só apertar um botão no seu telemóvel que solicita que parem de falar.

Esse recurso levemente distópico faz parte do Uber Black, a interface premium da aplicação para pessoas que procuram um passeio num veículo de luxo e motoristas com altos índices de satisfação. Se um passageiro não estiver com vontade de conversar, apertar “preferência pelo silêncio” na aplicação notificará o motorista para parar de falar, de acordo com a Vox.

Também podem optar por “conversar” se o quiserem fazer. É parte de um pacote de recursos que também permite que os utilizadores peçam ajuda com a sua bagagem, solicitem mais tempo para chegar ao veículo ou ajustem a temperatura dentro do carro.

O botão é uma tentativa da Uber de abordar algumas das ambiguidades que cercam a relação entre motorista e passageiro para o serviço, o que permite que ambas as partes avaliem a outra sobre a experiência geral. Alguns passageiros sentiram que estar desinteressado em falar com o seu motorista pode levar a uma pontuação mais baixa. Porém, os clientes terão que pagar mais pelo privilégio do silêncio.

O botão do silêncio pode eventualmente ser lançado para abranger todas as plataformas do Uber. Se a ideia de um botão de silêncio humano é desconfortável, os passageiros também podem escolher “sem preferência” e deixar a conversa – ou a falta dela – seguir o seu curso natural.

Embora os introvertidos possam acolher a oportunidade de deixar de lado as conversas triviais, a notícia provocou fortes reações nas redes sociais daqueles que sentiram que era “desumanizante” ou um “abuso grotesco de poder” .

ZAP //

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