/

Austrália imprimiu 46 milhões de notas com erro ortográfico (e ninguém reparou)

2

(dr) Reserva Federal Australiana

O banco central australiano confirmou que cerca de 46 milhões de notas de 50 dólares australianos foram impressas com um erro de ortografia. Em cada exemplar da nota pode ser lida a palavra “responsibilty”, quando o correto é “responsibility” (responsabilidade, em português).

Apesar do erro, o banco assegurou que as notas continuam a ser válidas e que a falha vai ser corrigida nas próximas impressões. De acordo com a BBC, as notas foram postas em circulação no final do ano passado e têm a imagem de Edith Cowan, a primeira mulher no parlamento australiano.

A falha está na citação do primeiro discurso de Edith Cowan que foi colocado na nota de 50 dólares: “É uma grande responsabilidade ser a única mulher aqui, e quero destacar a necessidade de ter outras mulheres aqui”.

A citação repete-se por várias vezes no fundo do retrato de Edith Cowan e sempre com o erro ortográfico. O equívoco demorou mais de seis meses a ser descoberto na nota que mais circula na Austrália. O erro, contudo, fará felizes os colecionadores de notas e moedas, já que divisas com imperfeições e incorreções tendem a ser valorizadas.

Assim como Cowan, a nota de 50 dólares também tem a imagem do pregador, escritor e inventor indígena David Unaipon. Pequenos trechos do seu livro “Contos Lendários dos Aborígines Australianos”, estão incluídos na nota.

A nota de 50 dólares é a nota que mais circula da Austrália. O lote de outubro tem novos recursos de segurança, bem como relevo para ajudar aqueles com uma visão prejudicada. As notas são feitas de polímero, por isso são mais duráveis do que as notas de papel.

Também outros países, como o Reino Unido, mudaram para dinheiro de polímero nos últimos anos.

ZAP //

 

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.