/

Estudo calculou em que idade nos sentimos mais otimistas

Patrick / Flickr

Um estudo concluiu que o otimismo aumenta constantemente com o passar da idade. Segundo Ted Schwaba, um dos cientistas envolvidos na nova investigação, esta perceção está relacionada com a vivência de eventos positivos no decorrer da vida adulta.

Em entrevista este domingo publicada no PsyPost, Schwaba, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, frisa que se acredita que as pessoas se tornam menos otimistas com a idade e que a “sua maturidade as leva a calibrarem-se melhor os altos e baixos da vida”.

Contudo, a nova investigação chegou a conclusões um pouco diferentes daquelas que são comummente. De acordo com a publicação, cujos resultados foram no fim de março divulgados na revista Social Psychological and Personality Science, eventos negativos não implicam necessariamente a uma atitude mais pessimista.

Por outro lado, sustenta, os eventos positivos influenciam as perspetivas da sociedade.

Durante sete anos, os especialistas avaliaram 1.169 pais e mães de origem mexicana e norte-americana, com idades compreendidas entre 26 e 71 anos. A análise determinou uma curva de crescimento latente no otimismo das pessoas que aumenta no início da idade adulta, aproximadamente aos 30 anos, estabilizando depois por volta dos 55 anos.

Os participantes que se mostravam mais otimistas relataram ter tido eventos positivos significativos nas suas vidas, como, por exemplo, a formação no ensino superior, aumentos salariais ou testemunhar conquistas dos seus filhos.

Os autores sugerem ainda que os aspetos culturais podem também ser um fator diferenciador no desenvolvimento do otimismo. No caso das pessoas nascidas nos Estados Unidos, que representam 14% da amostra em estudo, o otimismo diminuiu entre os 26 e os 40 anos, aumentando depois entre os 40 e os 71 anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.