Nasceu o primeiro rinoceronte raro com recurso a inseminação artificial

(cv)

Rinoceronte indiano bebé nascido por inseminação artificial.

Pela primeira vez, um rinoceronte bebé nasceu como resultado de ovulação induzida e inseminação artificial. O animal nasceu num jardim zoológico em Miami, nos Estados Unidos.

O rinoceronte nasceu esta terça-feira, às 12h30 dos Estados Unidos e é filho de um rinoceronte-indiano com sete anos de idade. O género da cria ainda não é conhecido, uma vez que a equipa veterinária ainda não fez um exame completo.

“Será realizado quando a equipa achar que pode separar, com segurança, a cria da sua mãe muito protetora pelos poucos minutos que o exame vai demorar”, disse o zoológico de Miami. “É fundamental que a mãe e o recém-nascido sejam capazes de estabelecer um vínculo, o que às vezes pode ser um desafio para as mães pela primeira vez”.

O rinoceronte, que ainda não tem nome, é o resultado de uma inseminação artificial e ovulação forçada. Os cientistas estavam a ter dificuldades em conseguir uma conceção natural, o que os levou a adotar por uma “reprodução assistida”, explica a WBUR.

O rinoceronte-indiano é muito perseguido por caçadores ilegais, que procuram o seu chifre. Com apenas 3.500 espécimes no mundo, esta espécie de rinoceronte está sob ameaça. A situação é agravada ainda pelos 15 a 16 meses que demora o tempo de gestação, aliado ao facto de as mães apenas terem uma cria a cada dois/três anos — explica a CNN.

É realmente uma ótima notícia, porque para salvar algumas dessas espécies ameaçadas, precisamos de todas as ferramentas. A reprodução assistida é uma delas”, diz Terri Roth, vice-presidente de programas da Ásia na International Rhino Foundation. “Ver esses bebés produzidos por inseminação artificial, quando sem ela não seria possível, é muito excitante para nós”.

Esta é apenas a segunda vez que um parto de um rinoceronte-indiano tem sucesso na história do zoológico norte-americano.

Yesterday, after an over 15 month pregnancy, “Akuti,” a 7 year old Greater One Horned Indian Rhinoceros, gave birth at…

Publicado por Zoo Miami em Quarta-feira, 24 de abril de 2019

“Este parto muito raro não é apenas significativo para o Zoológico de Miami. É incrivelmente importante para os esforços internacionais para manter uma população saudável sob os cuidados humanos desta espécie altamente vulnerável em todo o mundo”, disse o Zoo Miami.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.