/

O maior delta da história da Terra formou-se a norte da Pangeia

A maior planície delta na história da Terra formou-se ao longo da costa norte do supercontinente da Pangeia, no final do Triássico.

O seu tamanho excede as suas contrapartes modernas numa ordem de grandeza e aproxima-se de 1% da área total do mundo moderno. Embora os contendores estejam no registo da rocha, nenhuma contraparte antiga ultrapassou a extensão da planície delta do Triássico cujos rastros permanecem no subsolo do Mar de Barents.

Uma parte importante deste estudo, publicado a 22 de março na revista científica Geology, foi documentar e comparar o tamanho da planície delta, mas também entender porque é que cresceu tanto, de acordo com um comunicado.

Parte do norte da Pangeia está preservada sob o Mar de Barents, entre a Noruega e a Rússia. Tore Grane Klausen, na Universidade de Bergen, na Noruega, e os seus colegas recolheram dados de poços perfurados no fundo do mar e combinaram-nos com dados sísmicos para mapear as camadas rochosas.

Os conjuntos de amostras de dados e rocha sísmicas tridimensionais recolhidos para exploração de petróleo no mar de Barents revelou que as planícies delta cobriam toda a bacia durante o Triássico.

A equipa encontrou sedimentos preservados de um delta que existia de 237 a 227 milhões de anos atrás. Um delta é uma planície larga e plana de sedimento lamacento que se forma quando um rio encontra um corpo maior de água, como um lago ou oceano.

Ao comparar o tamanho do delta simples, com planícies delta modernos e antigos, observa-se que as planícies do delta Triássico no mar de Barents eram as maiores na história da Terra que ficaram preservadas no registo das rochas.

Os restos cobrem todo o Mar de Barents e são dez vezes maiores do que os maiores deltas da atualidade, na Amazónia e no Ganges. Isso equivale a 1,65 milhão de quilómetros quadrados. O seu enorme tamanho representa quase 1% das áreas terrestres do mundo moderno. O crescimento foi propiciado por uma vasta área de drenagem que alimentava os sedimentos para uma bacia rasa, onde os sedimentos se acumulavam.

A equipa não nomeou a descoberta, mas informalmente chamou-a delta de Snadd porque foi encontrada em rochas chamadas de formação de Snadd.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.