//

Casanova pode ter mentido sobre as suas conquistas amorosas

O célebre libertino e aventureiro italiano Giacomo Casanova pode ter exagerado no verdadeiro número das suas conquistas amorosa. Além disso, pode ter mentido sobre o facto de padecer de gonorreia.

Giacomo Casanova nasceu em Veneza em 1725 e definia-se como um libertino, um grande aventureiro, escritor, diplomata, bibliotecário e agente secreto italiano, dedicando grande parte do seu tempo ao sexo.

O homem assegura nas suas memórias que dormiu com 122 mulheres. De facto, este número significaria uma probabilidade de ser contagiado com gonorreia – uma doença sexualmente transmissível conhecida desde a Idade Média. Casanova descreve pelo menos quatro ocasiões em que foi afetado por essa doença.

Para verificar isso, um grupo de investigadores da Universidade Politécnica de Milão, Itália, examinou os seus diários manuscritos entre 1789 e 1798 em busca de vestígios das bactérias da gonorreia.

Para isso, explica a investigação citada no The Times, submeteram os trabalhos a uma análise química por eletroforense, uma técnica para separar moléculas com base na sua mobilidade em um campo elétrico.

A investigação, conduzida por Pier Giorgio Righetti, especialista de renome mundial neste campo, não forneceram nenhuma evidência da doença, embora tenha revelado a presença de sulfeto de mercúrio no manuscrito. Nos tempos de Casanova, o composto químico, que é tóxico para o organismo foi usada para tratar a gonorreia, embora não completamente eficaz para superar a doença.

Os cientistas concluem que, ou o autor das memórias mentiu sobre essa condição para que o alegado número de amantes parecesse mais credível, ou de alguma forma conseguiu curar-se completamente.

Portanto, Casanova era alguém “curado, saudável e muito imaginativo”, explicou o Gleb Zilberstein. A medicação rudimentar poderia ter afetado a saúde mental do autor do manuscrito. “Os compostos com mercúrio pode levar a distúrbios mentais”, disse, recordando que “nos últimos anos de sua vida, Casanova pensou em suicídio”, de modo que “provavelmente a causa terá sido um transtorno mental, como resultado do uso de drogas baseado em mercúrio”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.