/

Asteróide Ryugu possui minerais com vestígios de água

Akademy / Flickr

Asteróide Ryugu numa imagem capturada pela nave espacial japonesa Hayabusa2

Foram encontrados minerais que contêm água com elementos de oxigénio e hidrogénio na superfície do asteróide Ryugu.

Na superfície do asteroide Ryugu, que está a ser explorado pela sonda japonesa Hayabusa-2, foram encontrados minerais que contêm água com elementos de oxigénio e hidrogénio, de acordo com os dados do relatório da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

Os minerais foram descobertos durante a espectroscopia de infravermelho. A descoberta comprova, ainda que indiretamente, a teoria de que a água foi trazida para a Terra do Espaço. O artigo científico foi publicado na revista Science.

Segundo o relatório da agência japonesa, “acredita-se que asteróides da classe C [asteróides carbonáceos escuros semelhantes em espectro a meteoritos condritos, que são semelhantes na composição química com a nebulosa que originou o Sol], estão entre os corpos celestes mais prováveis que trouxeram água para a Terra“. Ryugu é um deles.

A baixa densidade do asteróide sugere que o objeto é uma pilha de entulho espacial poroso, e o material espalhado na sua superfície indica que o asteróide experimentou um período de rápida rotação no seu passado. Além disso, a sua superfície está repleta de pedregulhos de tamanhos variados e cores diversas.

Os resultados iniciais da missão estão a ajudar os cientistas a escolher o local ideal para recolher novas amostras, uma vez que a Hayabusa2 regressará à Terra em 2020.

A sonda já nos enviou imagens incríveis deste asteróide e conseguiu fazer um pouso rápido para recolher uma primeira amostra, quando libertou um projétil na superfície do objeto espacial. Em breve, será lançado um explosivo para abrir uma cratera de onde serão recolhidos novas amostras, desta vez abaixo da superfície. O objetivo é estudar o que está ao alcance da sonda e o que esconde o interior do asteróide.

Estudar o Ryugu pode dar luzes sobre a forma como os minerais são libertados do Cinturão de Asteróides para a Terra, e também ajudar-nos a entender ainda melhor a história do Sistema Solar e a origem da vida na Terra.

A sonda japonesa Hayabusa-2 foi lançada em 2014 e pousou no asteróide no dia 22 de fevereiro deste ano. O Ryugu possui 900 metros em diâmetro, e localiza-se a cerca de 340 milhões de quilómetros da Terra.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.