Benjamin Netanyahu encurta visita aos EUA e promete responder “com força” ao ataque de Gaza

1

World Economic Forum / Flickr

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu decidiu encurtar a visita aos Estados Unidos (EUA) e prometeu responder “com força” ao ataque proveniente da Faixa de Gaza esta manhã, do qual resultaram sete feridos.

“Decidi, à luz dos eventos de segurança, encurtar a minha visita aos EUA”, disse Benjamin Netanyahu, acrescentando que vai encontrar-se com o presidente norte-americano, Donald Trump, “daqui a poucas horas” e que voltará logo de seguida a Israel “para dirigir as operações”, avançou esta segunda-feira o Diário de Notícias.

O primeiro-ministro israelita chegou no domingo a Washington para participar na conferência anual do lóbi pró-judaico American Israel Public Affairs Committee (AIPAC), que decorre até terça-feira.

“Um ataque criminoso foi cometido contra o Estado de Israel e nós responderemos com força”, sublinhou.

https://twitter.com/THEBELAAZ/status/1110066985784758272

De acordo com a polícia local, um morteiro atingiu uma casa na comunidade de Mishmeret, a norte da cidade de Kfar Saba, provocando um incêndio e destruindo a habitação. Sete pessoas ficaram feridas, a maioria com ferimentos ligeiros, de acordo com o último balanço das autoridades.

As sirenes de ataque aéreo acordaram esta manhã os moradores da área residencial de Sharon, seguindo-se o som de uma explosão, noticiou a Associated Press. Pouco depois, os militares israelitas disseram ter identificado a origem do ataque a partir do enclave.

Ainda não reivindicado, o ataque aconteceu uma semana depois do exército israelita ter atacado uma centena de alvos do movimento radical palestiniano Hamas, na Faixa de Gaza, em resposta a disparos de granadas de morteiro provenientes do enclave palestiniano em direção a Telavive, lê-se no Diário de Notícias.

Ao mesmo tempo, surge num momento sensível para ambos os lados: Israel é palco de eleições nacionais, em menos de um mês. Em Gaza, o Hamas, que controla o território, tem sido alvo de críticas públicas devido às condições ali vividas.

TP, ZAP //

1 Comment

  1. Isto pode parecer um pouco descabido, mas lendo a noticia fica a sensaçao que este ataque foi orquestrado por Israel… nao so porque Israel vai a eleicoes e fica bem mostrar que a sua politica e a mais correcta mas porque o hamas tambem por sua vez este quer equilibrio e nao guerra… e o hamas esta mais fraco do que nunca em relacao a Israel e por conseguinde Israel ja tinha soldados estacionados na faixa de gaza … isto é tudo muito estrado para mais um ataque isolado como este ….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.