/

Cientistas descobrem o que provocou três eras glaciais na Terra

Alex Bradbury

Cientistas estadunidenses calcularam que um evento geológico repetido deu origem às três últimas eras glaciais no nosso planeta, a última das quais ainda mantém o seu gelo nas regiões polares.

Segundo a revista Science, a responsável pela glaciação foi a formação de uma enorme sutura ao nível do mar nas zonas de fricção das placas tectónicas.

Nos últimos 540 milhões de anos houve três ocasiões em que estas “pregas” se formaram, mas apenas em três casos alcançaram o comprimento de mais de 10 mil quilómetros e a formação teve lugar nas regiões tropicais do nosso planeta.

A primeira destas três eras do gelo coincidiu com a colisão de dois paleocontinentes no Ordoviciano Superior (há cerca de 450 milhões de anos) e a segunda aconteceu nas mesmas circunstâncias entre o Permiano e Carbonífero (aproximadamente há 300 milhões de anos). Entre essas eras do gelo e até à terceira (há cerca de 35 milhões de anos) não houve glaciações nem apareceram novas zonas de rutura nos trópicos.

A última glaciação – que está a chegar ao fim -, segundo esta hipótese, deve-se a uma sutura geológica ainda ativa na Indonésia, medindo aproximadamente 10 mil quilómetros de comprimento. Esta região é atualmente uma das zonas mais eficazes do planeta em absorver e eliminar o dióxido de carbono da atmosfera devido à alta presença de ofiolitas, rochas formadas pelo manto superior da crosta oceânica.

“Descobrimos que, cada vez que a zona de sutura dos trópicos chegou ao ponto máximo, aconteceu um evento de glaciação”, resumiu Oliver Jagoutz.

Uma sutura é uma zona de falha ao longo da qual a placa oceânica e a continental chocam. Depois da colisão, geralmente aparece uma cadeia montanhosa de rocha recém-exposta. Várias cadeias, como os Himalaias, ainda contêm alguns troços dessas formações, que ao longo de milénios mudaram a sua posição desde os pontos de colisão originais.

Os investigadores afirmam que conhecem várias zonas que, pelo seu comprimento, poderiam provocar alterações climáticas significativas, mas não causaram porque não se encontram nos trópicos. Além disso, estes fenómenos são ainda responsáveis por pôr fim às eras de glaciação, depois da erosão das rochas chegar a um certo ponto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.