/

Javalis no Parlamento: CDS quer problema tratado com “urgência”

16

Jorge Cadete / Facebook

Javalis na Praia da Arrábida, Setúbal

No início desta semana, o grupo parlamentar do CDS-PP propôs ao Governo um conjunto de recomendações sobre o controlo da população de javalis em Portugal.

O CDS sugere que sejam implementadas as medidas necessárias – legislativas ou outras – para, “com urgência, delinear estratégias para a elaboração de um plano ágil de redução e controlo a longo prazo da população de javalis em território nacional, de acordo com a legislação ambiental nacional e da União Europeia, incluindo os requisitos de proteção da natureza”.

Além disso, os deputados centristas querem que seja realizado um estudo sobre a densidade, dimensão e distribuição territorial da população de javalis em Portugal. Para tal, o CDS propõe que o Governo recorra ao recém-criado Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade.

Segundo o Expresso, no que diz respeito ao financiamento destas ações, o partido considera que deve ser feito através de um reforço das verbas afetadas ao Fundo Florestal Permanente, com base nas receitas em licenciamento de caça.

No mesmo documento, o CDS lembra que a receita gerada pelo setor da caça ascende anualmente a mais de 10,7 milhões de euros, tendo em conta as licenças pagas pelos caçadores (6 milhões) e as taxas pagas pelas concessões de caça (4,7 milhões).

Agricultores e caçadores ouvidos pelo matutino denunciaram a existência de uma praga de javalis no país, e alertaram que esta espécie selvagem é um meio fácil de transmissão de doenças, como a tuberculose, a triquinose ou a peste suína africana.

A prevenção é, por isso, urgente e fundamental, tanto mais que caso venha a entrar em Portugal, a peste suína africana poderá traduzir-se numa calamidade para a fileira da carne de porco e da montanheira, para além de dizimar as populações de suínos selvagens”, rematam os centristas.

Em Portugal, o último foco desta doença registou-se a 15 de novembro de 1999, em Almodôvar. Todavia, há recentemente registos de casos na Bélgica, em setembro de 2018.

Além disso, segundo os dados da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, entre 2011 e 2016, foram notificados casos positivos de carcaças de javalis contagiadas com tuberculose em 28% das jornadas de caça na região Centro e 12% no Alentejo.

Os mesmo dados adiantam ainda que cerca de 7% dos javalis abatidos eram portadores de doença após as respetivas confirmações laboratoriais.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

16 Comments

  1. Só mesmo o CDS para salvar o pais dos Javalis…
    Toda a existência do CDS se resume a isto, não servem para mais nada!
    É pena que persigam os seus congéneres animais!

    • Tem a noção dos inúmeros acidentes de viação que estes animais causaram? Não, pois não? Nota-se! Talvez um dia um lhe apareça à frente e Deus queira que consiga desviar-se dele ou travar a tempo! Não são só as grandes causas que são importantes!!!!!!!!!!!

      • Conduza mais devagar… Há um sinal de trânsito nessas estradas a alertar para a possibilidade de animais na estrada. Claro que se for a 120 numa estrada nacional e lhe aparecer um, bem pode rezar à vontade.

        • A tua resposta é mesmo que quem não faz ideia nenhuma do assunto.

          Experimenta dar uma cacetada num javali a 50 Km/h e vais ver o estado em que fica o teu carro e tu também. Achas que os javalis são leves?

          Escusavas de fazer figuras ridículas. Bastava pensar antes de escrever.

    • Ó Ana… bem sei que para si será mais importante o cartão de cidadania, a mudança de sexo aos 16 anos e por aí fora. Mas se desconhece a realidade do país, como o seu comentário bem ilustra, dedique-se por favor a outros temas que lhe sejam mais familiares e não faça figuras tristes. Poupe-se a isso.

    • Lá está mais uma alucinada que acha que os animais são mais importantes que os humanos.

      Tu e os da tua laia é que não servem para nada! Se gostam mais de animais do que da vossa espécie, mudem-se para a montanha, vão viver com eles. Vamos ver quantos dias duram por lá.

      Nota: Não voto no CDS aliás, detesto-os. Nem sequer sou de direita.

  2. Deixai vos disso javalis sois vós IDE meter na cadeia mas é aqueles que roubam milhões a nos os contribuintes vergonha deixai os animais em paz vergonha pra vos cds abrei mas é a caça ao currupto ou aos que levam bancos a falencia ….. Agora ocupar o parlamento com assuntos desses …. Tadinhos ja estão cheios de trabalho..,..

  3. E a senhora tem a noção da quantidade de acidentes provocados por sinalização e vias de circulação deficientes?! Talvez existam outros assuntos de maior prioridade a que os deputados se devam debruçar…

  4. Seja javalis, ou qualquer outro animal, será irrelevante. Parece, que haverá acréscimo de finanças, com mais caçadores, licenças, etc.. daqui a X anos, estaremos com programas de protecção de espécie. Porque não há quem pare a Malta, de caçar..

    • Há javalis a mais, reproduzem-se descontroladamente. São um perigo para as pessoas, para os outros animais e causam estragos ambientais graves.

      Porque é que haviam de parar de caçar? Este é um exemplo perfeito de como a caça pode cumprir uma função útil.

      Só os fanáticos dos animaizinhos é que se recusam a ver isto.

  5. Bom, já temos a porquinha “Cristas” agora também já temos os deputados “javalis” do CDS. Só visto….Não tem o que fazer….os “meninos” do CDS….vão limpar mas é as bermas das estradas seus oportunistas e queques de meia tigela.

  6. Os javalis têm originado não apenas uma série de acidentes rodoviários como destroem por todo o lado culturas agrícolas com prejuízos muito consideráveis para os agricultores nacionais. Os comentários deste post revelam bem uma turba de gentalha que nunca saiu da cidade e que pensa que o país é apenas a capital.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.