/

Ordem envia faturas e notas de crédito de milhões a advogados. Bastonário fala em “problema informático”

GuilhermeFigueiredo.pt

Guilherme Figueiredo, bastonário da Ordem dos Advogados

Vários advogados estão a receber notas de crédito e faturas da Ordem dos Advogados no valor de dezenas de milhões de euros.

Os advogados só se terão apercebido do problema na manhã desta quarta-feira, relata o Observador. Num dos casos, o Portal das Finanças dá conta da existência de quatro faturas e uma nota de crédito no valor total de 66 milhões e meio de euros.

Uma das situações dá conta de um advogado que, em contacto com as finanças, ficou a saber que, por causa daquelas notas de crédito e faturas, tem uma base tributável de 22 milhões de euros — e será taxado como tal.  Perante as explicações, o fisco tê-lo-á aconselhado a apresentar uma reclamação de imediato, antes de lhe ser imputado o respetivo imposto.

Algumas das faturas ou notas de crédito apresentam como data de emissão dias de janeiro deste ano, mas, nos registos, surgem também datas do ano passado, até mesmo de janeiro de 2018. Os advogados contactos pelo jornal garantem que só começaram a ser notificados da existência daqueles documentos fiscais esta quarta-feira.

Os advogados que contactaram os serviços financeiros da Ordem receberam, em resposta, que se tratava de um problema técnico que tinha provocado o erro e que seria corrigido – mas sem um prazo para o fazer.

Guilherme Figueiredo, bastonário da Ordem dos Advogados, garantiu, porém, que o problema “já está a ser averiguado e até às 15h será resolvido”. Guilherme Figueiredo explica que o erro terá sido originado por uma falha informática na empresa que faz as faturações da Ordem. “Julgo que haverá um problema informático relacionado com os algoritmos”, assegurou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.