Certamente já ouviu falar de pessoas que viram Jesus numa torrada, ou a Virgem Maria numa sandes de queijo grelhado.
Este fenómeno psicológico, «que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado», denomina-se de pareidolia, de acordo com a Wikipedia.
A cara de Jesus numa torrada, por exemplo, lembra-nos de que quase todos os objectos são susceptíveis de múltiplas interpretações. Menos compreensível, porém, é o que leva determinadas interpretações a outras.
De acordo com um estudo recente publicado no jornal Cognition, alguém ver figuras divinas, como Jesus, em coisas como batatas fritas e outros objectos comuns, é frequentemente chamado de “efeito de destaque moral”.
Num artigo do The New York Times sobre o fenómeno, o efeito é comparado à sensação de fome. Quando se tem fome, fica-se demasiado concentrado na comida que nos rodeia. Cheiros e imagens de comida chamam a nossa atenção na rua…
Da mesma forma, quando se está à procura de orientação para enfrentar os problemas da vida, os sinais de salvação e moral também se destacam em nós. Desta feita, a razão porque se vê Jesus numa torrada está relacionada com o facto de o nosso cérebro tem esperança de ver Jesus naquela torrada.
Numa série de experiências para determinar a existência deste “efeito de destaque moral”, um grupo de pessoas foi submetido a um teste que consistia em ver “flashes” de letras desordenadas que formavam algumas palavras.
Quando “palavras morais”, como virtude, roubar ou Deus, surgiam, os participantes facilmente as identificavam, ao contrário de “palavras não-morais”.
Quanto às pessoas que vêm figuras religiosas em imagens e objectos básicos, muitas das experiências associam a situações de stress, como por exemplo um membro da família doente.
Assim, da próxima vez que a vida não lhe estiver a correr bem, é de esperar que a sua “junk food” pareça um pouco mais sagrada.
CG, ZAP