/

Truque de dois minutos ajuda a resistir a alimentos gordurosos

É viciado em batatas fritas, pizza ou hambúrgueres e não consegue resistir à tentação? Um novo estudo garante que cheirar o alimento durante mais de dois minutos ajuda a diminuir o desejo por alimentos gordurosos.

Pode parecer contraditório, porque sentir o cheiro de batatas fritas ou pizza quando queremos comer este tipo de junk food é, de facto, muito satisfatório. No entanto, um estudo recente, publicado no Journal of Marketing Research, revela que cheirar aquele alimento durante mais de dois minutos pode mesmo ajudá-lo a resistir à tentação.

Uma equipa de investigadores da Universidade de South Florida, nos Estados Unidos, chegou à conclusão que o cheiro dos alimentos satisfaz diretamente o estômago, uma vez que o cérebro não é capaz de diferenciar a fonte de prazer sensorial.

“O aroma ambiente pode ser uma ferramenta eficaz para quem pretende resistir ao impulso de comer certos alimentos. Aliás, estímulos subtis sensoriais como aromas podem ter uma influência mais eficaz nas escolhas alimentares de crianças e adultos, comparativamente a diretrizes restritivas governamentais”, disse Dipayan Biswas, que liderou a pesquisa, citado pelo ScienceAlert.

Durante a experiência, os cientistas expuseram os participantes ao cheiro de alimentos saudáveis, como morangos ou maçãs, mas também ao cheiro de alimentos processados, como biscoitos ou batatas fritas.

Mediante os resultados, a equipa de investigadores conseguiu apurar que os participantes expostos ao cheiro de biscoitos por menos de 30 segundos apresentavam uma maior probabilidade de quererem comer esse alimento.

Pelo contrário, aqueles que foram expostos ao mesmo aroma, mas durante mais de dois minutos, não acharam, na sua maioria, que o biscoito fosse assim tão apetecível. Em vez de preferirem o biscoito, optaram por comer morangos.

Se é o tipo de pessoa que “come com os olhos” – ou até com o cheiro – saiba que, na hora de comer, há uma técnica para contornar o impulso: só precisa de pouco mais do que dois minutos.

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.