//

Parlamento Europeu aprova neutralidade da Internet

B!T

Comissária europeia Neelie Kroes

A comissária europeia Neelie Kroes

Foi aprovado esta quinta-feira pelos eurodeputados o pacote legislativo “Continente Conectado”. Este pacote é dirigido ao mercado das telecomunicações para a cimentação da transparência e neutralidade da Internet e prescrição das tarifas de roaming até 2016.

O “Continente Conectado”, aprovado com 543 votos a favor, visa ainda consagrar questões relativamente à proteção dos utilizadores e homogeneizar as regras de atuação no setor pelos Estados-membros.

A aprovação veio evitar a especialização de alguns serviços das telecomunicações, o que implicaria que os prestadores de serviços de Internet cobrassem mais por determinados serviços, nomeadamente aqueles cujo tráfego de dados fosse mais intenso, assim como os conteúdos de voz sobre IP.

A neutralidade da Internet vai trazer um sistema igualitário de tratamento do tráfego na rede, independentemente da sua origem, conteúdo ou caráter.

“É isto a União Europeia: livrarmo-nos de barreiras para tornar a vida mais fácil e menos cara”, defende a comissária europeia Neelie Kroes.

A Associação de Operadores Europeus de Redes de Telecomunicações (ETNO), por seu lado, defende que o Parlamento tomou uma decisão errada, cuja consequência imediata se traduz numa Internet de qualidade inferior para todos os utilizadores.

Ainda que algum tráfego possa ser priorizado para assegurar a qualidade de alguns serviços, não é exigido qualquer tipo de pagamento adicional por parte de quem os fornece.

Os operadores contrapõem que, embora sejam a favor de uma Internet aberta, a separação dos serviços especializados devido às regulamentações impostas podem prejudicar outros serviços, nomeadamente serviços de telemedicina, de educação online e de televisão via rede.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.