/

Deputada britânica adiou o parto para votar contra o acordo do Brexit

1

Chris McAndrew / Wikimedia

Deputada britânica Tulip Siddiq

Tulip Siddiq decidiu adiar o nascimento do seu segundo filho para poder votar o acordo do Brexit. A deputada trabalhista chegou ao Parlamento numa cadeira de rodas.

Tulip Siddiq decidiu adiar o nascimento do filho por dois dias para poder participar na votação do acordo do Brexit, esta terça-feira.Segundo o Observador, a deputada do partido Trabalhista, que votou contra o plano apresentado por Theresa May, chegou ao Parlamento britânico numa cadeira de rodas, empurrada pelo marido.

Siddid teve uma primeira gravidez difícil, pelo que os médicos aconselharam-na a fazer uma cesariana neste segundo parto. O nascimento do filho foi marcado para 4 de fevereiro, mas complicações de saúde levaram os médicos a aconselhá-la a ter o bebé mais cedo – esta terça ou quarta-feira.

No entanto, para que pudesse votar, a deputada trabalhista pediu para que a cesariana fosse adiada para esta quinta-feira. Depois de os médicos do Royal Free Hospital de Hampstead terem confirmado que estava tudo bem com a criança, o parto foi adiado.

Ao Evening Star, Tulip Suddid disse que “se o meu filho entrar no mundo um dia depois do que os médicos aconselharam, mas num mundo com uma hipótese de uma relação mais forte entre o Reino Unido e a Europa, então vale a pena lutar“.

Horas antes da votação, a deputada agradeceu no Twitter as mensagens de apoio e explicou que a decisão de adiar o nascimento do filho não foi tomada de ânimo leve. “Deixem-me esclarecer, não acredito no sistema de pairing – em julho, o governo roubou o voto de uma nova mãe”, afirmou, referindo-se ao caso de Brandon Lewis.

Normalmente, é dado às deputadas com uma gravidez avançada, ou aos deputados que estão doentes, a possibilidade de fazerem par (pairing) com um deputado do partido da oposição que também não pode votar. Esta é uma forma de garantir que os resultados das votações não são afetados.

No entanto, no verão passado, Brandon Lewis, do Partido Conservador, quebrou um acordo de pairing com Jo Swinson, dos Democratas Liberais. Lewis pediu desculpa pelo incidente e disse que o seu voto foi um acidente. É por este motivo que a deputada não acredita neste sistema.

“Se o sistema de pairing não é honrado, não há nada que eu possa fazer, e vai ser uma votação muito renhida. Esta é a maior votação da minha vida“, afirmou.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.