/

O cérebro recompensa-nos duas vezes por refeição

Uma boa refeição pode estimular a libertação da hormona dopamina que nos faz sentir bem. Agora, um estudo sugere que a libertação de dopamina no cérebro ocorre em dois momentos diferentes.

De acordo com o estudo publicado na revista Cell Metabolism, a 27 de dezembro, a libertação da dopamina acontece duas vezes: quando comemos e quando a comida chega ao estômago.

“Não só fomos capazes de encontrar os dois picos de libertação de dopamina, mas também foi possível identificar as regiões específicas do cérebro associadas a estes lançamentos”, disse Marc Tittgemeyer, do Max Planck Institute for Metabolism Research, na Alemanha.

“Enquanto a primeira libertação ocorreu em regiões do cérebro associadas à recompensa e à perceção sensorial, a libertação pós-ingestiva envolveu regiões adicionais relacionadas a funções cognitivas superiores.”

No estudo, 12 voluntários saudáveis beberam um milkshake ou uma solução insípida. Curiosamente, o desejo dos indíviduos pelo milkshake foi proporcionalmente ligado à quantidade de dopamina libertada no cérebro. Quanto maior o desejo, menos dopamina pós-ingestiva foi libertada.

“Por um lado, a libertação de dopamina reflete o nosso desejo subjetivo de consumir um alimento. Por outro lado, o nosso desejo parece para suprimir a libertação de dopamina pós-ingestiva”, disse Heiko Backes.

As pessoas que receberam uma maior quantidade de dopamina depois da comida chegar ao estômago podem ter experimentado o seu corpo a dizer-lhes que a comida que ingeriram tinha um bom valor nutricional. Isto pode ser uma prova de que os nossos corpos recompensam-nos por comida que é boa e não só pela comida que gostamos.

A supressão da libertação induzida pelo intestino pode potencialmente causar excessos no consumo de alimentos altamente desejados. “Continuamos a comer até que suficiente dopamina seja libertada”, referiu Backes, considerando que esta hipótese ainda precisa de ser testada em estudos posteriores.

ZAP // EurekAlert

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.