/

Encontradas pegadas de cães e gatos do século VIII em ruínas turcas

As pegadas antigas de cães e gatos em tijolos e telhas foram descobertas durante escavações arqueológicas no castelo bizantino Kızkalesi na província de Aidim, no oeste da Turquia.

Escavações nas ruínas do castelo, que possui uma história de cinco milénios, estão a ser realizadas por arqueólogos da Universidade de Egeu da cidade turca de Esmirna sob a chefia do diretor do Departamento da Arte Bizantina, Zeynep Mercangoz.

A presença de dezenas de cerâmicas em diferentes cores, formas e desenhos confirma que havia uma grande capacidade de produção, de acordo com as autoridades.

“Todas as peças de cerâmica encontradas estão exibidas perto do local onde foram encontradas. Grande parte delas tem vestígios de patas de animais, principalmente de gatos e cães. Os vestígios pertencem a animais que estavam a andar por olarias que foram deixadas a secar pelos produtores. São todos da Idade Média, há 800 anos”, declarou. “Cada peça é muito emocionante para nós. Revela que animais e pessoas viviam juntos naquele tempo”.

Aydın'ın Kuşadası ilçesi Kadıkalesi Örenyeri'ndeki kazılarda 8 yüzyıl öncesine ait, üzerinde kedi ve köpek patisi izleri taşıyan tuğla ve kiremit parçaları bulundu.

Publicado por Altun Haber em Segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

O castelo foi utilizado durante todos os períodos da história devido à sua importância estratégica. O local serviu como uma acrópole durante muitos anos e foi lar de uma igreja construída no século V.

Apesar de ter sido propriedade dos otomanos em 1413, o castelo não foi usado até a I Guerra Mundial, quando os otomanos o usaram como escudo, disse Mercangoz, acrescentando que os otomanos construiram uma pequena mesquita ao lado da igreja.

No passado, terramotos arruinaram as antigas colunas e blocos. No entanto, após trabalhos de manutenção, eles foram erguidos nos seus lugares originais.

ZAP // Sputnik

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.