//

Uma selfie enquanto Paris arde: “uma metáfora do nosso tempo”

2

(dr) Ilya Varlamov

Uma fotografia da autoria do jornalista russo Ilya Varlamov está a correr o mundo, sendo considerada por muitos cibernautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”.

A imagem de uma jovem a tirar uma selfie dentro de um restaurante de fast food em Paris, enquanto a rua se enche de vestígios de gás lacrimogéneo lançado contra os “Coletes Amarelos” está a correr o mundo.

A fotografia, da autoria do jornalista russo Ilya Varlamov, tornou-se viral nas redes sociais. No entanto, acrescenta o Diário de Notícias, deve ser contextualizada: foi tirada durante as manifestações de dia 1 de dezembro e a rapariga não estará feliz com os protestos, mas apenas a posar para os fotojornalistas.

Varlamov, numa resposta enviada ao jornal espanhol El País, afirma que se sentiu muito orgulhoso pelo impacto que a sua fotografia causou, já que “é isso que deve provocar uma boa imagem, gerar várias interpretações”.

Contudo, detalha as circunstâncias em que encontrou a jovem protagonista. “O Burger King estava fechado nesse dia, portanto não estavam clientes lá dentro. Suponho que a rapariga trabalhe lá. Quando os manifestantes e os fotógrafos se aproximaram, a rapariga reparou nas câmaras apontadas para ela e começou a posar. Essa é a verdadeira razão porque está a sorrir nessa imagem”, explicou.

“Ela estava simplesmente ali”, refere ainda, adiando que não acredita que a rapariga estava feliz com a situação. “Creio que sorriu porque se deu conta que era o alvo das câmaras.”

As fotografias de Varlamov dos protestos de Paris correram o mundo, com muitos cibernautas a considerarem-nas documentos que “captam de forma precisa o espírito da nossa era”.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.