/

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

NASA

A sonda InSight vai explorar o subsolo de Marte

A sonda InSight da NASA aterrou em Marte a 26 de novembro, tendo como missão estudar o interior do Planeta Vermelho. Para já, presenteou-nos com o som do vento.

A 1 de dezembro, os sensores da sonda InSight da NASA registaram o murmúrio causado pelas vibrações do vento em Marte. A agência norte-americana estima que os ventos sopravam a 5 ou 7 metros por segundo, de noroeste para sudoeste.

Bruce Banert, principal investigador da InSight no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, disse que “captar este áudio foi um prazer não planeado“. “Mas um dos aspetos da nossa missão é dedicado a medir o movimento em Marte e, naturalmente, isso inclui o movimento causado por ondas sonoras”, acrescentou, no comunicado de imprensa da NASA.

Este é o som original, captado pela sonda. Para o conseguir ouvir, a NASA recomenda que usa um subwoofer ou auriculares.

No entanto, numa segunda versão, duas oitavas mais acima, o som torna-se muito mais audível.

Segundo detalha o Diário de Notícias, os dois sensores da sonda detetaram as vibrações do vento: o primeiro, de pressão do ar no interior da sonda, e o segundo, um sismómetro que se encontra na parte superior.

Embora de formas diferentes, ambos captaram o som do vento. O primeiro captou diretamente, enquanto que o segundo captou as vibrações causadas pelo vento a mover-se pelos painéis solares, cada um com 2,2 metros de diâmetro.

De acordo com a NASA, o sismómetro será colocado diretamente na superfície do Planeta Vermelho dentro de algumas semanas, coberto por um escudo para proteger o vento, deixando assim de o “ouvir”. O aparelho conseguirá detetar o movimento da sonda, através do solo, assim como outras vibrações que irão ajudar a entender melhor que esconde a superfície de Marte.

A missão InSight pretende dar respostas sobre a evolução da formação dos planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra, estudando o tamanho, a espessura e a densidade do núcleo, manto e crosta do Planeta Vermelho, assim como a temperatura interior.

A missão tem a duração prevista de dois anos. Aterrou em Marte em novembro, ao fim de uma viagem de seis meses e meio. A InSight representa o regresso à superfície de Marte depois de um interregno de seis anos, desde que a Curiosity chegou à superfície do planeta, em 2012.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.