//

Neil deGrasse. Fox e National Geographic investigam acusações de assédio sexual

1

trondheim / Flickr

Neil DeGrasse Tyson

As emissoras Fox e National Geographic estão a investigar as acusações de assédio sexual ao astrofísico e apresentador Neil DeGrasse Tyson, que já disse estar disponível para colaborar com uma “investigação imparcial”.

A Fox e a National Geographic estão a investigar as acusações de assédio sexual ao astrofísico e apresentador Neil DeGrasse. Na passada quinta-feira, o portal religioso Patheus publicou um artigo no qual o astrofísico era acusado de comportamentos abusivos por duas mulheres.

De acordo com fontes das duas emissoras, ouvidas pela The Hollywood Reporter, a Fox e a National Geographic dizem estar “comprometidas com uma investigação sobre este tema”, adiantando ainda que vão atuar assim que houver conclusões. Neil DeGrasse, apresentador do programa Cosmos, já disse estar disponível para colaborar com uma “investigação imparcial”.

No artigo do portal religioso, o astrofísico é acusado por duas mulheres de comportamentos abusivos. Katelyn N. Allers, professora de Física e Astronomia da Universidade de Bucknell, e Ashley Watson, que foi assistente de Tyson, acusaram-no de tocá-las de forma “inadequada” e de “fazer insinuações sexuais explícitas“.

Segundo o Jornal i, estas acusações juntam-se a uma anterior, feita em 2014 por Tchina Amet, em que Neil DeGrasse é acusado de violação.

No Facebook, o astrofísico lamenta “o clima ‘me too’ criado”, nega todas as acusações e diz-se disponível para colaborar na investigação. O astrofísico acrescenta ainda que este clima, criado pelo Movimento Me Too, faz com que os homens acusados de assédio sexual sejam imediatamente julgados pela opinião pública, prejudicando a sua reputação e casamento, por vezes de forma “irreversível”.

“Em qualquer alegação, as provas são importantes. Mas o que acontece quando é apenas a palavra de uma pessoa contra a de outra? As pessoas tendem a julgar quem é mais credível. É aqui qu uma investigação imparcial pode servir à verdade – e terão a minha total cooperação para o fazer”, escreveu Tyson.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.