/

Descoberto em Pompeia fresco erótico do mito de Leda e o Cisne (e é quase um milagre)

2

Cesare Abbate / Parco Archeologico di Pompei

Fresco do mito grego “Leda e o Cisne” encontrado em Pompeia.

O Parque Arqueológico de Pompeia anunciou a descoberta de um fresco erótico do mito grego de “Leda e o Cisne”, entre as ruínas da antiga cidade romana, localizada em frente ao golfo de Nápoles, em Itália.

A descoberta foi feita na Via do Vesúvio, na área arqueológica definida como Regio V, e o fresco foi encontrado perto da entrada de uma casa rica, numa das principais ruas da antiga Pompeia.

Os arqueólogos acreditam que terá decorado o quarto de algum endinheirado da cidade romana, possivelmente um comerciante.

“Leda e o Cisne” é um dos mitos mais marcantes da mitologia grega, tendo inspirado diversos artistas renascentistas italianos, nomeadamente Leonardo da Vinci, Michelangelo e Tintoretto, bem como muitos artesãos e poetas ao longo dos séculos.

Segundo a mitologia, Leda, mulher de Tíndaro de Esparta, passeava junto ao rio Eurotas quando foi seduzida ou violada – conforme a versão que se conta – por um cisne que era, afinal, Zeus camuflado.

Leda pôs, então, dois ovos, dos quais nasceram quatro filhos – Helena de Tróia e Pólux, que seriam filhos de Zeus, e Castor e Clitemnestra, considerados filhos de Tíndaro.

Os quatro filhos de Leda são também figuras relevantes da mitologia grega. Helena seria uma das mais belas mulheres da Grécia antiga, casando com Menelau, rei de Esparta, e sendo apontada como a causadora da guerra de Tróia. Clitemnestra é outra mulher icónica da mitologia grega. E Castor e Pólux eram considerados gémeos, apesar de supostamente terem pais diferentes, sendo descritos como Dioscuri, ou seja, filhos de Zeus. Todavia, se Pólux era imortal como Zeus, Castor era mortal como Leda.

“Único e excepcional”

A pintura foi encontrada no dormitório de uma casa, enquanto se levavam a cabo “trabalhos de remodelação das frentes de escavação”, como explica o director do Parque Arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, citado pela agência italiana Ansa.

Osanna sublinha tratar-se de uma descoberta “única e excepcional”.

No fresco, muito explícito e cheio de cores, vê-se Leda sentada com o cisne ao colo, e o seu olhar parece dirigir-se aos que cruzavam a porta para entrar no quarto desta casa de Pompeia.

“O retrato de Leda é extremamente particular e diferente de todos os descobertos até agora noutras casas”, frisa Osanna, notando que “este mito nunca tinha sido encontrado com esta iconografia tão sensual“.

Na mesma área, já tinha sido encontrado outro fresco erótico, ilustrando Priapo, o deus da fertilidade dos romanos, no momento em que pesava o seu pénis.

Mas o fresco de Leda está em muito melhor estado e os arqueólogos falam num quase milagre, destacando a “altíssima qualidade” da sua condição e surpreendidos por a lava do Monte Vesúvio, que mergulhou Pompeia nas cinzas, não ter destruído as suas cores vivas.

O Parque Arqueológico de Pompeia vai, agora, avaliar com os técnicos e a direcção geral de arqueologia a possibilidade de transportar o fresco para um lugar onde se possa garantir a sua protecção e a exposição ao público.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Vale a pena visitar Pompeia! Para apreciar pinturas e mosaicos a CASA DOS IRMÃOS VETTII é «obrigatória»!
    Até a propaganda eleitoral, em que um dos candidatos apresentava como virtude ser «apoiado por um bordel»

  2. E pensar que de tempos em tempos tudo volta acontecer simplesmente porque o homem está mais preocupado com seus prazeres na cama do que com sua própria vida ou dos familiares.
    Se parecem para escutar a natureza teriam migrado para regiões mais seguras!
    A arte é belíssima, e prefiro ficar distante de Pompéia!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.