Uma missão arqueológica egípcia acaba de descobrir dezenas de múmias de gatos. As autoridades egípcias encontraram sete túmulos, quatro dos quais datam de mais de 6.000 anos, em Saqqra, a sul do Cairo.
A descoberta ocorreu “em torno de uma área rochosa perto do complexo funerário de Userkaf na necrópole real de Saqqara”, que era a capital do Reino Antigo, adiantou o ministro egípcio das Antiguidades, Khaled El Enany.
Segundo o governante, três desses túmulos “datam do tempo do Novo Império e foram usados como uma necrópole para gatos“, os felinos venerados em parte do Egito Antigo. Os antigos egípcios acreditavam que os gatos e outros animais ocupavam uma posição especial na vida depois da morte.
Os outros quatro túmulos remontam ao tempo do Antigo Império (4.300 anos a.C.), “dos quais a mais importante é a de Jufu-Imhat, guardião dos edifícios pertencentes ao palácio real, datando do final da Quinta Dinastia e do início do VI”, segundo Khaled El Enany.
Os arqueólogos encontraram ainda 100 estátuas de gatos de madeira douradas e uma de bronze dedicada à deusa do gato, Bastet.
Além disso, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, disse que a missão egípcia, que opera no local desde abril, também encontrou os primeiros besouros mumificados descobertos na necrópole de Memphis. Dois grandes insetos foram descobertos dentro de um sarcófago retangular em pedra calcária.
Tal como os gatos, estes insetos tinham também um significado religioso e simbolizavam o deus sol, Ra. “O besouro mumificado é algo realmente único. É algo um pouco raro”, disse Waziri. “Há alguns dias, quando descobrimos estes caixões, eram apenas caixões fechados com desenhos de besouros. Nunca ouvi falar deles antes.”
A missão encontrou ainda uma coleção de estátuas em madeira dourada que representavam um leão, uma vaca e um falcão; cobras de madeira pintadas; sarcófagos de crocodilos; amuletos, jarras, cestos de papiros e ferramentas de escrita.
Saqqara é uma vasta necrópole da região da antiga Memphis, onde vários túmulos e os primeiros faraós foram encontrados. Numa estratégia para reavivar o turismo, o Egito tem insistido em publicar estas novas descobertas.
ZAP // RFI
Ao contrário do que se pensa.. os egípcios dinásticos mumificavam tudo! Caes.. gatos.. pássaros.. tudo!
Pelo menos aqueles que queriam (ou esperavam) que regressassem após a morte! A título de curiosidade.. eles também destruíam os corpos daqueles (ou daquilo) que não queriam que voltasse… e para garantir que não voltavam mesmo.. partiam os ossos.. metiam em alcatrão.. e selavam em túmulos de pedra..
O que acham que eram as enormes caixas de pedra no Serapeu de Cairo (com mais de 70 toneladas + tampa cada uma)? Dica : Tinha ossos partidos.. muitos..